Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Espaços de lazer (1)

Segunda, 21 de novembro de 2011

Nos últimos artigos vimos que o “home theater”, mais que um espaço ou um equipamento, é um conceito: de levar para dentro de casa a tecnologia, a qualidade de som e imagem e também o lazer de ser ver um bom filme ou assistir um jogo ou show de música. E na casa moderna – nas nossas casas –, esta tendência do prazer – de morar, comer, relaxar – é trazida cada vez mais para perto de nós, usuários. 

Para adentrar este assunto, não podemos deixar de fazer um comparativo de como eram as residências de 50 ou 30 anos atrás e como são as residências atualmente. Quem não se lembra da casa de seus pais ou avós – aquela casa enorme, cheia de ambientes diferentes, mas que invariavelmente acabavam sem uso... A cozinha era lugar de serviço, por isso a sala de jantar ficava em outro ambiente, sem nem pensar em ter acesso de um para outro. Existia também a copa: que era a “sala de jantar” da família. Havia a sala de estar, que era reservada apenas para as visitas, e havia a sala íntima, reservada para os moradores. A churrasqueira ficava longe do corpo da casa: ou localizava-se na garagem ou em ambiente separado no jardim. E nas casas mais abastadas, no jardim também havia uma piscina, no geral uma grande piscina.

Com o passar dos anos, nossas casas encolheram de tamanho. Talvez pela funcionalidade, talvez pela facilidade de limpeza, talvez pela sustentabilidade, os espaços de hoje são mais compactos e integrados: um mesmo ambiente responde pela cozinha, copa e sala de jantar. Há quem vá mais além e traga para junto destes também a sala de estar e a churrasqueira: criam-se assim os famosos “espaços gourmets”. Há ainda quem traga para junto destes novos espaços também a piscina, que hoje diminuiu de tamanho e está gradativamente sendo trocada por banheiras SPAs e/ou ofurôs. Os usuários querem poder usufruir de conforto e lazer em ambientes práticos e multiuso, ainda que pequenos.

 

Clique para ampliar
 

E a ideia de lazer é diferente para cada pessoa: para uns, o lazer pode se traduzir em uma boa leitura; para outros, um bom banho relaxante. Para outros tantos, cozinhar e receber os amigos significam lazer. Já a maioria gostaria de poder ter tudo isso ao alcance de suas mãos, na hora que desejasse. E a integração dos ambientes torna isso possível. Fazer um “home SPA”, um “espaço gourmet” ou apenas um cantinho zen é possível na maioria das casas e apartamentos, e a escolha depende sempre do espaço disponível e do gosto e bolso do usuário.

Apenas para facilitar nossa exposição, dividiremos os espaços de lazer em “home SPAs”, área de piscina, churrasqueiras e “espaços gourmets” e cantinhos zen; lembrando-se sempre que, na prática, o ideal mesmo é sempre integrar espaços e pessoas. No próximo artigo veremos como ter um “home SPA” em casa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA