São Bento - Esta semana foi histórica para São Bento do Sul. Na quarta-feira (16) o prefeito Magno Bollmann embarcou rumo a Brasília para receber um prêmio nacional promovido pela ANPV – Associação dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil com o apoio da FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em parceria com a FREMAPREV – Federação Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil.
O “Prêmio ANPV 2011 – Excelência de Gestão”, foi entregue somente para 100 municípios dentre os 5569 municípios do país, ou seja, São Bento do Sul está no rol dos 1,8% municípios brasileiros que mais se destacaram pela qualidade de sua gestão pública e sustentabilidade urbana no ano de 2011.
“Para nós aqui de São Bento do Sul é uma honra receber um prêmio que nos coloca entre os 100 melhores do país, entre o seleto grupo de menos de 2% dos municípios brasileiros premiados. Isso demonstra a sintonia de nossa equipe que trabalha na mesma direção, demonstra que as ações do nosso governo estão realmente contribuindo para o crescimento do município, e o apoio de nossa população que acredita e contribui para São Bento crescer. Eu me sinto honrado em estar recebendo este prêmio em Brasília para São Bento do Sul”, disse Magno Bollmann após ser premiado no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Premiação
A solenidade de premiação para os 100 melhores municípios em gestão pública do Brasil foi realizada no Senado Federal e contou com a presença de diversas autoridades como o presidente da ANPV, Arnaldo Acbas de Lima; presidente da FREMAPREV e Deputado Federal Julio Campos (Mato Grosso); Deputado Federal Professor Sétimo Waquim (Maranhão); Deputado Federal Taumaturgo Lima (Acre); Deputado Federal Padre Tom (Rondônia); Senador Eduardo Amorim (Sergipe); Senador Antonio Carlos Valadares (Sergipe); além de alguns deputados estaduais.
Após os pronunciamentos realizados pelas autoridades que presidiram o evento, os prefeitos dos 100 municípios premiados foram chamados para receberem uma placa personalizada e um troféu.
O prefeito Magno Bollmann recebeu a premiação das mãos do presidente da ANPV, Arnaldo Acbas de Lima; do Deputado Federal Julio Campos e do Deputado Federal Professor Sétimo Waquim.
Durante a solenidade de premiação Magno Bollmann conversou com os prefeitos Ronério Heiderscheidt, de Palhoça; e Milso Bortolatto, de Cocal do Sul, sendo os três únicos dentre os 293 municípios de Santa Catarina a conquistarem a premiação dos 100 melhores municípios do Brasil em gestão pública. O prefeito comentou que São Bento do Sul está dentro dos 1% de municípios de Santa Catarina reconhecidos com sua gestão pública eficiente e sustentável, e foi cumprimentado pela representante do governo de Santa Catarina, Lourdes Coradi Martini.
Logo após a solenidade de premiação todos os convidados dirigiram-se para o Espaço da Corte, próximo ao Palácio do Alvorada, onde foram recepcionados para o almoço de confraternização do evento.
Critérios de Avaliação
O Prêmio ANPV 2011 avaliou a administração pública dos municípios brasileiros dentro de diversos critérios, com destaque para:
Espírito empreendedorista do atual prefeito, seu dinamismo e popularidade;
Adoção de orçamento participativo;
Eficiência e gerenciamento estratégico, com boas práticas administrativas;
Implantação de programas de capacitação e geração de emprego para os jovens;
Vocação educadora do município;
Impantação de redes sociais para proteção dos mais humildes;
Controle efetivo de gastos e transparência na aplicação dos recursos . Cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal;
Redução da mortalidade infantil;
Cumprimento de metas nas áreas da saúde e educação;
Realização de campanhas educativas de prevenção à gravidez precoce, ao uso de drogas, a epidemias e doenças sexualmente transmissíveis;
Introdução de outras medidas que demonstraram sensibilidade social e compromisso com metas assumidas de desenvolvimento sustentável e proteção ao Meio Ambiente.