São Bento - Alvino Maahs, 83 anos, foi diagnosticado com diabetes há 4 meses. Assim como ele, são 139 pacientes diabéticos e 2575 pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados em São Bento do Sul. Para lembrar da importância em prevenir e controlar a doença, a equipe do ambulatório municipal do hiperdia, do Centro de Vigilância em Saúde, realizou na quinta-feira (17) a 1ª Gincana Municipal de Educação em Diabetes – Aprendendo a conviver com o seu diabetes.
O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. Para marcar a data, em todo o mundo, entre os dias 7 e 14, diversas atividades foram elaboradas, e São Bento do Sul não ficou de fora. Por conta do feriado, a organização optou por realizar a gincana na quinta-feira.
O Ginásio Annes Gualberto foi o local escolhido para receber os pacientes cadastrados nas unidades de saúde do município. Separados em equipes, cada participante teve a oportunidade de aprender brincando, como, por exemplo, com a prova da comida. Espalhados nas mesas, diversos alimentos eram escolhidos para montar um prato saudável. “É uma forma de ver se o paciente sabe como se alimentar corretamente”, conta a endocrinologista e uma das responsáveis pelo evento, Andrea Betkowski Duvoisin.
Dança das cadeiras, boliche, jogo de argolas, batata-quente, aplicação de insulina, entre outras, também faziam parte das brincadeiras, todas voltadas ao tema diabetes.“Optamos por uma gincana com provas recreativas e educativas para que todos possam interagir e aprender mais sobre a doença”, disse Andrea, completado: “Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância de prevenir e controlar o diabetes”.
Presente ao evento, o secretário de Saúde, Marcus Maluf, destacou a importância de atividades que melhorem a qualidade de vida do ser humano. “Como é bom ver todas essas pessoas reunidas num evento que só traz benefícios. Espero que vocês se divirtam bastante, mas, principalmente, levem consigo mais informações”, destacou. Brindes, um saboroso lanche e premiação aos três primeiros colocados encerrou a gincana.
Mesmo não podendo participar das brincadeiras, seu Alvino observava os amigos em cada prova realizada por eles. “Fico aqui na torcida por eles, mesmo assim, me divirto e aprendo muito”, conta. “È, sem dúvidas, uma oportunidade enorme participar de um evento como esse, espero que no ano que vem tenha mais”, finalizou.