Professor Paulo Rocha discutirá como alinhar a estratégia com os processos e com as pessoas durante palestra em Blumenau
O professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Paulo Rocha, discutirá como alinhar a estratégia com os processos e com as pessoas, procurando obter o máximo rendimento da organização, durante palestra realizada pela Fundação Fritz Müller (FFM). O evento tem como tema “Sincronismo Organizacional - como alinhar estratégia, processos e pessoas”, e acontece na próxima segunda-feira (21), a partir das 19h, na sede da FFM (Rua Iguaçu, 151, Itoupava Seca - Blumenau/SC).
A palestra tem como objetivo apresentar o conceito o conceito de “Sincronismo Organizacional” em todos os tipos de organizações e discutir suas possibilidades de uso e os resultados alcançados com a implantação do programa. Os 50 primeiros inscritos ganharão de presente o livro do professor Paulo Rocha, intitulado “Sincronismo Organizacional”.
Qualquer organização existe para levar algo a alguém, sendo que os processos de gestão da empresa são o elo entre a estratégia e as pessoas. Deve-se procurar combater e eliminar várias síndromes comuns nas empresas de bens e serviços e organizações públicas e privadas. Entre estas síndromes, é comum às pessoas pensar que a organização está no ótimo ou melhor possível, não havendo como melhorar. Este sintoma é chamado ‘conformismo organizacional’. Outra síndrome é procurar melhorar localmente, nas seções, e não globalmente, ou seja, pensar e melhorar apenas no ‘umbigo’. O Sincronismo Organizacional capacita a empresa e reduzir ou eliminar estas síndromes.
A palestra é direcionada a empresários, presidentes, diretores e todos que estão pensando, planejando, patrocinando ou participando de um projeto de ajustes na sua organização. Compete ao Gestor desenvolver o senso de observação de modo a identificar o alinhamento (ou ausência) entre a estratégia, processos e pessoas. De modo complementar (porém não menos importante) o Gestor deverá discutir com sua Equipe e definir um conjunto de indicadores de desempenho que possam representar fielmente o desempenho organizacional. Por fim, comenta-se que o Gestor deva ter a coragem de corrigir a rota quando detectar que a empresa apenas sobrevive e não busca mais a melhoria contínua e as vantagens competitivas.
O professor Paulo Rocha informa que a palestra vai discutir:
As premissas
“Toda organização existe para levar algo a alguém”
“Os processos como sendo o elo entre a estratégia e as pessoas”
O Sincronismo Organizacional
“Como alinhar a estratégia com os processos e com as pessoas e obter o máximo rendimento da organização”
Como vencer as síndromes:
“Conformismo Organizacional
“Pato”
“Umbigo”
Indicadores Globais de Gestão
“Como colocar a empresa no ponto como se fosse um fusca”
Variáveis, visíveis e invisíveis, que influenciam no sucesso de um programa de SINCRONISMO ORGANIZACIONAL
“Como montar um grupo ideal para Sincronizar os processos de uma organização”
Matriz de Esforço de Implantação
“Com Gente é Diferente”
Sincronismo Organizacional
Sincronismo Organizacional é um novo conceito de gestão com base nas preocupações organizacionais comuns e clássicas que todos os gestores possuem. O sincronismo é alcançado através da busca pelo alinhamento de três fatores fundamentais para o sucesso: estratégias, processos e pessoas.
A metodologia é indicada para empresas que já estão estruturadas, mas necessitam estabelecer um elo entre a estratégia adotada, os processos e as pessoas envolvidas na obtenção do sucesso. Sem ligação entre esses três pilares é muito difícil ter um crescimento sólido e organizado.
Paulo Rocha
Autor do livro “Sincronismo Organizacional: Como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas”. Professor da Fundação Dom Cabral, Instituto Mauá de Tecnologia e Fundação Fritz Müller. Atuou em projetos de redesenho e reestruturação organizacional, redesenho de processos, formulação estratégica e programas de treinamento gerencial em inúmeras empresas de diversos setores da economia, tais como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Editora Globo, Embratel, Mercedes Benz do Brasil, Nextel, Petrobras, Sadia, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Vale do Rio Doce, Volkswagen, entre outras.
Informações no telefone (47) 3057-8005.