Local está sob responsabilidade de uma empresa de turismo e aventura, que está cobrando ingresso e oferecendo estrutura aos visitantes
Com a proximidade da temporada de verão – nesta semana os termômetros ficaram na casa dos 30º em São Bento do Sul –, a região sul de São Bento do Sul começa a ser mais procurada por moradores locais e por turistas. Um dos locais preferidos é a localidade de Braço Esquerdo, na divisa com Corupá, contando com diferentes atrações, como paredão para escalada e rapel, cachoeiras, caverna e o “Vale Perdido”. No começo de setembro, foi anunciado que o local foi arrendado pela família Paust – a proprietária – a dois empresários de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Junior e Cesar Trevisan, da Encantos Turismo & Aventura. Fenísio é também vice-presidente da Associação Brasileira de Esportes de Turismo de Aventura de Santa Catarina (Abeta/SC) e presidente do Convention Bureau Vale dos Encantos.
Nesta semana ele conversou com o Evolução, informando que a partir de agora a atração turística passará a ser chamada de “Parque Natural Braço Esquerdo”, inclusive com cobrança de entrada (R$ 5,00), o que não existia até então. O ingresso dá direito a visita e banho de cachoeira, com caminhada até a boca da caverna. Para adentrá-la e para seguir até o Vale Perdido, por exemplo, o custo é de R$ 10,00. “Serão somente caminhadas guiadas”, explicou. Com a reformatação da atração, a pessoa terá cobertura através de um “seguro-aventura”, sendo que a empresa também disponibilizará acessórios para a prática do rapel e da escalada e, ainda, equipamentos de segurança. A partir de agora, só será permitido o chamado “acampamento esportivo”, sem as tradicionais churrascadas e cervejadas – muitas vezes regadas com som alto – que aconteciam no local. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones 9974-7874, 9103-8875 e 3375-2676.
NORMAS DE SEGURANÇA
A diretora de Turismo de São Bento do Sul, Cristiane Nenevê da Silva, afirma que vê “de maneira positiva” as mudanças no local. “Pensando como produto turístico – uma linha que defendemos –, com preço, como algo que pode ser promovido e como algo seguro, era o que precisávamos”, comentou. “Até pouco tempo, não havia praticamente nenhuma norma no local”. Cristiane também enfatiza as normas de segurança que agora seguem os preceitos da Abeta. A diretora de Turismo ainda comenta que já conhece um dos sócios do empreendimento – Fenísio Junior –, taxando-o de “pessoa séria”. O Braço Esquerdo fica 40 km distante do Centro de São Bento do Sul, via Rio Natal.
A pedido do Evolução, Cristiane repassou maiores detalhes sobre os principais atrativos do local. “Como o próprio nome já diz, a caminhada do Vale Encantado é realizada numa das mais bonitas trilhas de São Bento do Sul. Paredões rochosos, riachos cristalinos, quedas d’água, cachoeiras e escorregadores naturais fazem parte do cenário, em toda a trilha. Também se destaca a Caverna da Fuga, com uma cachoeira no seu interior, formada por um riacho que despenca por uma fenda na rocha”.
QUEDA D’ÁGUA
Sobre a cachoeira do Braço Esquerdo, ela destaca: “Ela tem 120 metros de queda d’água, divididos em dois patamares. Chega-se por uma trilha ao meio da cachoeira, mais ou menos quarenta e cinco metros, e nesse ponto é feita a atividade de cachoeirismo, utilizando as mesmas técnicas do rapel. Adrenalina garantida nesse saudável contato com a natureza e um refrescante banho a mais de 40 metros de altura”.
“A boca da Caverna da Caverna da Fuga”, destaca Cristiane, “está localizada no Vale do Rio Ano Bom, na altura do Ribeirão Braço Esquerdo, e é um ótimo ponto para praticar rapel. A descida de 45 metros (sensação de altura de mais de 100 metros) é formada por trechos positivo e negativo, proporcionando muita adrenalina e conhecimento sobre as técnicas do rapel. Não deixe de observar a linda paisagem acima do topo das árvores, que revela o vale e a imensa Serra do Boi”.