Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Design e inovação são estratégicos para a competitividade da indústria

Quinta, 10 de novembro de 2011

 

Seminário sobre o tema foi realizado nesta quarta-feira (9) na FIESC, em Florianópolis

Florianópolis - A aliança entre design e inovação para ampliar a competitividade da indústria foi a tônica do seminário promovido nesta quarta-feira (9) pela Federação das Indústrias e a SC Design, em Florianópolis. "Temos que ampliar a competitividade da indústria catarinense e não será com redução de custos que vamos conseguir isso, mas sim com investimentos em novas ideias. Temos a condição de iniciar um novo ciclo para a indústria por meio do design e da inovação", afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte, na abertura do evento.

"O design é o atalho da inovação", declarou o presidente da Seragini Brand Innovation, Lincoln Seragini. Ele explicou que o design é o fator decisivo de escolha na hora da compra. "Muitos setores potenciais do Brasil tem no design o seu denominador comum e talvez a ferramenta mais importante, como os segmentos automobilístico, têxtil e do mobiliário. Por isso ele é estratégico para o crescimento do país", destacou.

Na avaliação do especialista, o Brasil não tem dinheiro nem vocação para investir em pesquisa pura. "Um dos caminhos para o Brasil é investir no design. Gerar ideias não custa dinheiro, o que precisa é a gestão da inovação, é saber o que fazer com essas ideias", disse.

Os problemas enfrentados pelas empresas também foram apontados pelo professor. "Estamos entrando na era da inovação e essa necessidade de inovar se apoia na abundância de produtos que temos no mercado, na concorrência com a China e na substituição da mão de obra pela automação. As empresas precisam ter uma estratégia para inovar, porque essa é a saída. Quem não tiver, vai perder espaço no mercado", finalizou Seragini.

Durante o evento foi apresentado também o caso da empresa paranaense Flexiv a partir do investimento em design e inovação. "A empresa já ganhou mais de uma dezena de prêmios e hoje ocupa uma fatia considerável do mercado diante da concorrência de mais de 16 mil empresas do setor mobiliário do país", afirmou o sócio-fundador da empresa, Ronaldo Duschenes. Ele ressaltou ainda que esse sucesso se deve à cultura da gestão da inovação implantada dentro da empresa e a integração entre todas as áreas para este processo.

A importância da inovação e de uma gestão voltada para a inovação foi destacada pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni, durante o seminário. "Assim como tivemos um movimento exitoso por parte das empresas em busca de padrões de qualidade no início da década de 90, estamos vivendo um momento onde a inovação está na pauta das discussões", afirmou Uggioni. O superintendente da entidade do Sistema FIESC enfatizou ainda que quem não investir em inovação se tornará prisioneiro. "A inovação é o ciclo de vida das empresas. Sem isso, elas irão declinar", concluiu.

O consultor em design estratégico do SENAI, Cleder Bez Batti, encerrou o painel mostrando a importância de se buscar a necessidade do consumidor para posteriormente investir em novos produtos e processos. "É preciso buscar diferenciais no cotidiano das pessoas, saber quem é o público-alvo, qual a realidade dele e o que ele precisa, para depois inovar", defendeu.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA