São Bento - Um grandioso evento marcou a noite desta terça-feira (8), quando uma solenidade em alusão aos 120 anos da Comarca de São Bento do Sul foi realizada, no Fórum, com a presença de dezenas de convidados, homenageados, e servidores do Poder Judiciário.
Dentre a programação preparada pelo diretor do Foro da Comarca de São Bento do Sul, Juiz de Direito Edson Luiz de Oliveira, e pelo Juiz de Direito titular da 1a Vara da Comarca de São Bento do Sul Romano José Enzweiler para a solenidade, um dos momentos de grande relevância foi quando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Desembargador José Trindade dos Santos, entregou para o prefeito Magno Bollmann a escritura do prédio do antigo Fórum, que passa a pertencer definitivamente ao município de São Bento do Sul.
Homenagens
Na ocasião, uma importante homenagem foi realizada com a entrega da insígnia “Juiz de Direito Vasco de Albuquerque Gama” para algumas personalidades que marcaram o judiciário em São Bento do Sul.
Os homenageados foram o advogado Aníbal Pinto Cordeiro Neto, que atua há 47 anos em São Bento do Sul; o advogado Braulio José Roesler, um dos idealizadores da criação da Comarca de Rio Negrinho; Aldo Emilio Jungton, popular Furis, que atuou como servidor no judiciário por mais de 40 anos; o juiz de direito e coordenador de magistrados Luiz Felipe Schuch; o desembargador Sergio Torres Paladino, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e que atuou como Promotor Público em São Bento do Sul durante 3 anos; e o desembargador José Trindade dos Santos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.
Entrega da Escritura
Durante a solenidade foram convidados Felipe Uriel Felipetto Malta e Miguel Angelo Zanini Ortali, tabelião e oficial do registro de imóveis da Comarca para procederem com a entrega da escritura do prédio do antigo Fórum para o presidente do Tribunal de Justiça desembargador José Trindade dos Santos, que por sua vez, procedeu com a entrega da escritura repassando o prédio ao município de São Bento do Sul para as mãos do prefeito Magno Bollmann.
Em seu pronunciamento o prefeito enalteceu os 120 anos da Comarca e a excelente parceria existente entre os Poderes Executivo e Judiciário de São Bento do Sul. Na ocasião, Magno agradeceu pelo repasse do prédio ao município, anunciando que este prédio abrigará toda estrutura do Centro de Especialidades Médicas do município.
Sobre o repasse do prédio ao município, o desembargador Sergio Torres Paladino, presidente do Tribunal Regional Eleitoral também se pronunciou. “A doação só acontece porque os políticos de São Bento do Sul insistiram no pedido e porque o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos disse que iria fazer esta doação”.