São Bento - A cada 10 quilos de alimentos consumidos no Brasil, 3, 3 quilos são desperdiçados, ou seja, tem destino certo, o lixo. E o que é encaminhado ao lixo poderia ser totalmente reaproveitado. Com o intuito de melhorar os hábitos alimentares e diminuir esse índice, o Sesi criou o Programa “Cozinha Brasil”.
Na tarde de terça-feira, 08, iniciou a primeira turma do curso gratuito em parceria com a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). Durante três dias, será possível conhecer formas reaproveitar os alimentos como casca, talos e sementes, que possuem muitas vitaminas e minerais em sua composição.
O principal objetivo é evitar o desperdício dos alimentos e proporcionar com isso uma economia no orçamento doméstico variando e enriquecendo os pratos consumidos. “Quem pensa que precisa de dinheiro para comer bem está enganado. Aqui, iremos mostrar que é possível estar bem alimentado e praticar hábitos saudáveis com pouco”, relatou a nutricionista Morgana Aparecida Pinter.
Em um questionamento simples, foi possível discutir com as participantes. “Quando estou com R$ 2 e vou ao supermercado, qual a probabilidade de eu comprar uma bolacha ou uma fruta?” Todas responderam que a compra será da bolacha. “Por isso digo a vocês que o nosso intuito é fazer vocês repensarem isso. Com a bolacha eu posso comer e continuar trabalhando, porém a fruta é muito mais saudável”, explicou.
Morgana explica que uma das principais refeições é o café da manhã, porém muitas pessoas não o fazem ou comem correndo, sem verificar a importância. “Há pesquisas que mostram que se essa refeição for feita adequadamente, a chance de reduzir a obesidade está em torno de 40%”.
Os hábitos alimentares são influenciados pelos aspectos socioculturais, familiares e econômicos. Morgana exemplifica que se uma mãe não gosta de cenoura, dificilmente ela irá influenciar o filho a comer cenoura ou ter o hábito de comer salada, o que é totalmente errado. O curso acontece até quinta-feira, 10, mas devido a procura, já foram abertas mais duas turmas do “Cozinha Brasil” no período vespertino e noturno. Informações pelo telefone 3631-0535.
Programa
A ideia do Programa “Cozinha Brasil” surgiu em 1.998, quando foi verificado a falta de vitaminas nos alimentos dos trabalhadores. Para melhorar esse quadro sem aumento dos custos, iniciou em 1.999 o programa “Alimente-se Bem por R$ 1”, que teve o objetivo de reaproveitar de forma integral os alimentos e proporcionar a educação alimentar aos colaboradores.