São Bento - Para 14 pessoas, a oportunidade de enxergar melhor já tem dia e local marcados. Através de parceria entre a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, e do Lions Clube, elas foram contempladas com a cirurgia de catarata.
Na manhã desta terça-feira, 8, os pacientes participaram de uma reunião com integrantes da secretaria e do clube, onde puderam tirar suas dúvidas quanto a viagem para Timbó, quinta-feira, 10, para consultar com o médico que fará a cirurgia. “Após essa avaliação, no começo do mês de dezembro as cirurgias já podem ser realizadas”, conta o secretário de Saúde, Marcus Maluf.
Segundo ele, graças a essa parceria, a fila de espera pela cirurgia de catarata encerra no final do ano. “Até dezembro serão mais 125 procedimentos, acabando assim, a fila de espera. Por isso essa ação é tão importante, pois a visão é uma questão primordial para a qualidade de vida”, disse.
Conforme a presidente do Lions Clube, Elizete Tondello, o objetivo do clube é devolver a visão para as pessoas. “Nossa grande meta é essa, ajudar quem necessita, por isso realizamos tantos eventos beneficentes, pois quanto mais pessoas ajudarmos, maior é a nossa gratificação”, disse.
A doença
A catarata é a principal causa de cegueira mundial reversível. Mais de 50% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata, que é um turvamento progressivo do cristalino, que interfere na absorção da luz que chega à retina. Com isto, perde-se na qualidade da visão.
Os portadores de catarata normalmente a explicam como se estivessem olhando através de uma queda de água ou através de uma folha de papel, de forma embaçada ou com a diminuição da visão. Assim, a leitura fica muito mais difícil e até dirigir um carro pode ser perigoso. Além disso, o portador de catarata pode sentir incômodos com luz forte ou até ver halos de luz.