Entidade integrou grupo de industriais liderado pela CNI que foi ao Congresso defender posições do setor nos projetos que afetam a competitividade
Florianópolis - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, participou nesta terça-feira (8), em Brasília, do Plantão Legislativo, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou mais de 50 lideranças empresariais ao Congresso. O setor industrial foi conversar com os parlamentares sobre os projetos que impactam a competitividade empresarial em discussão no Legislativo federal.
Além de participar de audiência da Comissão de Constituição e Justiça, os empresários dos diversos estados fizeram contato com as bancadas dos respectivos estados. "Esta é uma nova estratégia da Confederação Nacional da Indústria e das Federações, adotando uma posição mais ativa, com maior presença no Congresso", disse Côrte. A decisão de estar mais presente em Brasília foi definida pelos industriais durante o Encontro Nacional da Indústria deste ano, realizado em São Paulo nos dias 26 e 27 de outubro.
Relações trabalhistas foi um dos temas debatidos com os parlamentares. "Há projetos que aumentam a rigidez das regras para contratação e demissão de empregados, dificultando o acesso ao mercado de trabalho formal por parte daqueles que estão desempregados", disse Côrte. O adicional de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e as questões ligadas à demissão imotivada estão entre os temas trabalhistas que preocupam os industriais.