Florianópolis - Os estudantes do SENAI em São Bento do Sul obtiveram três medalhas (sendo uma de ouro e duas de prata) na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional da América Latina. Os vencedores das 30 ocupações industriais em disputa foram conhecidos nesta sexta (4), em cerimônia realizada no Centro de Eventos Sistema FIESC, em Florianópolis.
A superação da primeira etapa representa para os competidores o início de um trajetória que poderá levá-los ao WorldSkills, o mundial de profissões, que será realizado em 2013, na Alemanha. Ao todo, a competição envolveu 116 jovens, que passaram por provas durante os dias 26, 27 e 28 de outubro. Para muitos estudantes, um exemplo a ser seguido é do joinvillense Natã Barbosa, que em outubro foi o primeiro catarinense a conseguir o ouro no WorldSkills, torneio mundial de profissões, realizado em Londres.
O jovem esteve na premiação e incentivou os competidores a continuar o processo de aprimoramento. "Na preparação, por mais que tivéssemos um bom resultado, sempre sabíamos que podíamos melhorar. Por isso persistência e confiança são essenciais", aconselhou Natã. "Hoje eu tenho um emprego que pessoas que do meu ramo não costumam ter. E consegui isso em função das oportunidades geradas pela Olimpíada do Conhecimento".
Participaram da competição alunos de cursos de educação profissional das unidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Luzerna, Rio do Sul, São José, São Bento do Sul, São João Batista, São Miguel do Oeste e Tubarão. Durante três dias os alunos passaram por provas com situações típicas da indústria. Eles foram avaliados pelas habilidades de executar as tarefas propostas e resolver os problemas apresentados, além de seus conhecimentos e atitudes profissionais.
Os medalhistas de ouro confirmarão a vaga na etapa nacional em duas provas de índice. O objetivo é garantir que eles continuem treinando e se preparando, com o propósito de melhorar seu desempenho, tendo em vista o alto nível da competição nacional e do WorldSkills. Nos casos em que a diferença entre o primeiro e segundo colocado seja inferior a 10%, e ambos obtiverem rendimento de no mínimo 60% da pontuação, os dois competidores poderão realizar a prova de índice. Depois da etapa nacional, os vencedores seguem para o WorldSkills, que será realizado em Leipezing, na Alemanha, em 2013.
Na cerimônia de encerramento, o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, ressaltou o bom desempenho do Brasil na última edição do WorldSkills, e lembrou desafio de dobrar (de duas para quatro) o número de ocupações com representantes catarinenses. "Ficamos em segundo lugar na colocação geral de países, atrás apenas da Coreia e à frente de países como Estados Unidos e França. Isso prova a excelência da educação profissional oferecida pelo SENAI", disse Côrte. "Cabe ao SENAI dar as condições para que mais estudantes cheguem às mais altas colocações".
O diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, fez um paralelo entre a Fórmula 1 e a Olimpíada do Conhecimento. "Muitas das tecnologias que vemos hoje nas ruas começaram nas pistas, pois a Fórmula 1 é um laboratório de tecnologias. Assim é a Olimpíada do Conhecimento: os vencedores servem de paradigma para outros alunos, além de ajudar a aprimorar o ensino oferecido pelo SENAI".
Veja a relação dos medalhistas de São Bento do Sul
Mecânica Geral - ajustagem - 2° - Jorge Paulo Kollross
Marcenaria - 1°- Giliandro Jose Zomer
Fresagem - 2° - Alef scholze