Florianópolis - Acidentes com a rede elétrica causaram a morte de 304 pessoas, em todo o Brasil, no último ano. Por conta do risco que envolve a energia elétrica, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) participa pelo sexto ano, com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), de uma campanha para conscientizar os consumidores sobre o uso seguro da eletricidade. A Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica será realizada em parceria com outras 29 concessionárias de todo o país, entre 7 e 11 de novembro, com o alerta "Segurança – siga em frente com essa ideia". O objetivo é levar informação de qualidade à população para que ela possa desfrutar dos benefícios da energia de forma adequada. "Queremos lembrar que cuidados básicos tomados no dia a dia são fundamentais para evitar acidentes", previne o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.
Entre os inúmeros fatores que envolvem riscos ao consumidor, são destaque da Campanha os principais motivos de acidentes: desatenção com a segurança em obras civis (construção ou manutenção), desobediência às normas técnicas na instalação de antenas, furto de energia ("gatos") e brincadeiras (pipas) nas proximidades da rede elétrica.
O setor de construção civil lidera o ranking com 88 mortes, seguida pela ligação elétrica clandestina ("o gato"), com 40 vítimas. A análise dos dados dos últimos dez anos (2001-2010) mostra média anual de 948 pessoas acidentadas, sendo 330 fatais, 237 com lesões graves e 381 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrências consideradas na Campanha de Segurança, o número médio de pessoas acidentadas anualmente é de 434, sendo: 144 fatais, 124 com lesões graves e 166 com lesões leves.
Campanha
Na área de concessão da Celesc Distribuição, a Campanha terá atividades ao longo de toda a semana com palestras, orientação sobre consumo racional de energia elétrica, entrega de panfletos e cartilhas sobre segurança para adultos e crianças, entre outras.
Essas ações serão multiplicadas pelas 16 agências regionais da Celesc Distribuição, integrando principalmente escolas ao mutirão da segurança em todo o Estado. Entre as principais dicas das distribuidoras destacam-se:
• Ao construir ou reformar, mantenha vergalhões, barras de ferro e outros materiais longe da rede elétrica: eles podem encostar em fios e causar acidentes. Ao instalar ou consertas antenas, cuidado para não tocar na rede elétrica.
• Furtar energia é crime e coloca vidas em risco.
• Não permita que as crianças brinquem nas proximidades da rede elétrica. Nunca tente retirar pipas presas aos fios.
• Ao utilizar máquinas e equipamentos agrícolas, cuidado com a rede elétrica.
Confira as atividades programadas para as 16 agências regionais
Joinville: A loja de atendimento no centro terá um estande de divulgação da Campanha com um técnico provendo informação ao público, das 9h às 14h, nesta terça-feira (8). Nas proximidades da loja, serão distribuídos panfletos sobre uso seguro da eletricidade
São Bento do Sul: nesta quarta-feira (9) – Celesc vai à praça – a Empresa participa de ação no centro da cidade. Na quinta-feira (10) haverá panfletagem em diversos pontos.
Florianópolis: Blitz da segurança: eletricistas da Celesc estarão na sinaleira da Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, em frente à Empresa para fazer panfletagem nesta sexta-feira (11), das 7h30 às 9h30.
Blumenau: Blitz da segurança: empregados da Celesc farão panfletagem em diversos locais. Serão realizadas palestras nas escolas Pedro II e Machado de Assis. Nas lojas, haverá estande para divulgação da campanha.
Chapecó: Serão realizadas ações nas lojas de atendimento com distribuição de panfletos e orientação ao público.
Concórdia: Serão realizadas ações nas lojas de atendimento com distribuição de panfletos e orientação; divulgação em rádios e jornais.
Criciúma: Serão distribuídos panfletos informativos à população de Sombrio, Araranguá, Lauro Muller e Criciúma, e nos colégios da região.
Lages: Será realizada distribuição de panfletos e orientação sobre prevenção de acidentes em colégios do município e na Praça Central.
Jaraguá do Sul: Será realizada distribuição de panfletos na Associação Empresarial do município.
Joaçaba: Será realizada distribuição de panfletos em escolas e em empresas da região.
São Miguel do Oeste: Serão realizadas palestras em canteiros de obras e escolas com distribuição de panfletos e cartilhas educativas.
Videira: Serão realizadas ações nas lojas de atendimento com distribuição de panfletos e orientação em escolas; divulgação de dicas em rádios e jornais.
Itajaí: Serão realizadas ações nas lojas de atendimento de Itajaí e Balneário Camboriú com distribuição de panfletos e orientação ao público.