Centro de Atenção Psicossocial funcionará no bairro Colonial
São Bento – A partir do dia 22, São Bento do Sul terá um local para atendimento especializado de pacientes com transtornos psíquicos graves. O Caps – Centro de Atenção Psicossocial será instalado na rua João Pauli, bairro Colonial, nas proximidades do Condomínio Empresarial. O espaço amplo e a estrutura adequada visam beneficiar os pacientes e auxiliar os familiares no convívio e entendimento da doença. A equipe técnica prepara um cronograma de atendimentos voltados principalmente para atividades em grupo. “Um dos principais objetivos do Caps é a integração desses pacientes, contribuindo para a reintegração social”, resume a coordenadora do programa de Saúde Mental de São Bento do Sul, Olga Cristina Pessin.
Segundo Olga, também responsável pelo Caps, a participação da família é muito importante para a continuação do tratamento. “Desde o entendimento até a questão das doses de remédio, para a família são fatores que precisam de acompanhamento para melhor gerenciamento. Isso tudo influencia ainda no suporte emocional de todos os envolvidos”, explica. A implantação do atendimento através do Centro de Atenção Psicossocial é uma parceria entre prefeitura e Ministério da Saúde. “Seguimos todos os procedimentos e normas estabelecidas pelo programa para a implantação do programa em São Bento do Sul. Todas as salas, banheiros, cozinha, espaço externo e principalmente a questão da acessibilidade seguiram padrões pré-estabelecidos pelo programa”, relata Pessin.
ESTRUTURA
A parceria prevê o repasse de R$ 75 mil para reforma e instalação dos móveis. Em contrapartida a prefeitura terá responsabilidade sobre a manutenção do imóvel. A inauguração acontece no próximo dia 22, às 18:00, e os atendimentos na unidade iniciam no dia seguinte. O Centro de Atenção Psicossocial possui cerca de 5 mil metros quadrados, sendo 490 metros de área construída. Atendendo todas as exigências do programa de acompanhamento e tratamento de pacientes com transtornos psíquicos graves, a estrutura atende em espaço com salas para as oficinas, consultórios, recepção, banheiros adaptados e principalmente acessibilidade.
O jardim também terá função terapêutica e contará com a colaboração dos próprios pacientes. A previsão ainda é para a montagem de uma horta e o bosque será de grande utilidade para as atividades físicas e em grupo. “Tudo está voltado para o bem estar dos pacientes visando a melhoria na qualidade de vida de toda a família”, atesta Pessin.