São Bento do Sul conta com um Centro de Especialidades Médicas (CEM) atendendo em 16 diferentes particularidades. Os procedimentos e consultas realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, são agendadas através do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme encaminhamento das Unidades de Saúde instaladas nos bairros.
No total 27 médicos especialistas atendem aproximadamente 1290 pacientes durante a semana. “Em algumas áreas existe um número maior de profissionais para atendimento, isso é organizado conforme a demanda de pacientes e disponibilidade de profissionais”, explica a enfermeira coordenadora do CEM, Adriana Herzer. Em algumas áreas mesmo havendo a necessidade de contratação ocorre a falta de especialistas. Nesses casos os paciente são encaminhados para atendimento fora domicílio.
Agendamentos
Todo são-bentense que necessita de atendimento deve fazer a primeira consulta no Posto de Saúde do seu bairro. O médico clínico geral faz a avaliação e encaminhamento quando há necessidade. Na própria unidade o paciente é incluído na lista junto dos demais que aguardam por atendimento.
Os agendamentos seguem a ordem de inclusão e são realizados pela equipe do CEM, responsáveis pela agenda dos médicos, que entra em contato com o paciente para informar a data e horário da consulta. “Nesse momento o paciente recebe todas as orientações necessárias referente à documentação e demais informações úteis”, acrescenta a enfermeira.
Priorização
Alguns casos julgados pelos médicos de urgência entram para uma fila de priorização. Segundo Adriana os critérios de avaliação são dos médicos que fazem o primeiro atendimento e caso haja necessidade o paciente será encaminhado para a fila de priorização de atendimento especialista.
Paciente não comparece
Mutas vezes acontece do paciente ter a consulta agendada, confirmar a presença e no dia do atendimento ele não comparece. “Nesse caso infelizmente o paciente perde a consulta e para fazer um novo agendamento terá de iniciar todos os procedimentos novamente, desde a retirada da requisição na Unidade de Saúde”, disse Herzer.
Mutas vezes acontece do paciente ter a consulta agendada, confirmar a presença e no dia do atendimento ele não comparece. “Nesse caso infelizmente o paciente perde a consulta e para fazer um novo agendamento terá de iniciar todos os procedimentos novamente, desde a retirada da requisição na Unidade de Saúde”, disse Herzer. Quando trata-se de retorno de consulta o reagendamento deverá ser feito no CEM.
Para que o paciente não perca a consulta e possibilite que outra pessoa seja atendida ele poderá entrar em contato com o CEM e avisar com antecedência. O aviso deverá ser feito no máximo um dia antes da consulta. “Quando o paciente avisa com antecedência podemos colocar outra pessoa no lugar e ela não perde a consulta, pois volta para a fila e um novo agendamento será efetuado”, completa.
Especialidades
O CEM dispõe de atendimento especialista em cardiologia, cirurgia geral (consulta e procedimento), dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia adulta e pediátrica, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, urologia, coloproctologia e cirurgia vascular. Dentro de alguns dias um médico fisiatra também prestará atendimento no Centro de Especialidades.