São Bento - No próximo sábado (05), São Bento do Sul recebe o espetáculo de formas animadas "Livres e Iguais", indicado para todas as idades. A apresentação acontece no Centro Social da Igreja Matriz a partir das 20h. A entrada é franca.
O espetáculo estreou em junho de 1999 e já foi apresentado mais de 400 vezes em diversas cidades brasileiras, alcançando um público superior a 70.000 pessoas. Em 2001 participou da Première Biennale Internationale des Arts de la Marionnette, em Paris/França. A montagem recebeu 13 prêmios em festivais internacionais e nacionais de teatro.
"Livres e Iguais" é um espetáculo de formas animada (teatro de bonecos, sombras e objetos) inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A peça, indicada para todas as idades, fala da manipulação rotineira dos princípios básicos da dignidade humana, das pessoas obrigadas a sobreviver do lixo, da disputa por um lugar pra morar, da falta de trabalho, da violência contra a mulher, da exploração da mão-de-obra infantil. Neste cenário de violação, técnica e emoção cumprem papel fundamental na relação com o público.
Sem diálogos e sem narrativa linear, a peça é apresentada com imagens líricas e poéticas, intercaladas com cenas sobre o cotidiano. Os bonecos de "Livres e iguais" são confeccionados de lixo industrial, principalmente de auto-peças, e ganham vida através da manipulação dos cinco atores do espetáculo. Trata-se de um espetáculo sem texto, ou melhor, sem a pronunciação de palavras, porque existe um roteiro definido para cada ação, o que também se configura como um texto dramático.
Este espetáculo tem o apoio da Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Fundação Cultural, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esport