Florianópolis - O deputado Antonio Aguiar abordou, durante a sessão desta segunda-feira(31), a questao do câncer bucal, motivo de projeto de sua autoria que resultou na Lei estadual nº 18.845, estabelecendo políticas de amparo médico, psicológico e social aos pacientes deste tipo de câncer, bem como a promoção de campanhas de prevenção e diagnóstico pelo auto-exame, e o preparo e capacitação de cirurgiões dentistas e outros profissionais da rede básica de saúde pública estadual.
Aguiar lembrou que o câncer bucal vem ganhando proporções e é uma doença que aflige mais os homens, especialmente fumantes ou usuários de bebidas alcoólicas, mas também está relacionado à contaminação pelo vírus HPV, contraído nas relações sexuais. “Vejam que somente no ano passado, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, 14, 1 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer bucal, das quais 10,3 mil são homens e 3,8 mil mulheres”, destacou o parlamentar.
Segundo ele, os números podem ser bem maiores “porque há uma grande quantidade de pessoas que padece deste tipo de câncer sem sequer ter diagnóstico, por total falta de acesso à rede de saúde bucal. Ou seja, são brasileiros e brasileiras que desenvolvem câncer de boca e entendem que têm algum problema, pois registram sangramento bucal, por exemplo, mas não sabem a exata extensão do problema”.