É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Na semana passada relatamos dois casos que precisavam de um novo lar com urgência. O cão que havia sido operado de um tumor e ainda o cão que foi socorrido com bicheira. Felizmente ambos seguiram para lares provisórios, ou seja, ainda precisam de uma família responsável que os adote definitivamente. Nosso agradecimento à senhora Ivana Huttel e também à Fernanda e esposo Ramon, pessoas que se sensibilizaram com as histórias e abrigaram esses cães provisoriamente. Caso você tenha interesse em adotar um dos dois, por gentileza ligue no 9919-7995 no caso do cãozinho que tinha um tumor e no 0**49-9945-8626 no caso do cãozinho que tinha bicheira. Amigo não se compra, adota-se! Seja um anjo na vida de um desses dois cães.
Em tratamento
Ainda em tratamento, explanamos novamente o caso do cãozinho do olho. Passou por cirurgia, recupera-se bem e também precisa de um lar responsável com urgência. Infelizmente, caso não consigamos um lar definitivo e ou provisório para este cãozinho, depois de recuperado irá voltar para o local de origem. O mesmo terá alta do tratamento na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro. Frisamos novamente que é um cão com aproximadamente três anos de idade, muito dócil e brincalhão e é de porte pequeno a médio. Gostou dele? Ele terá espaço para correr e brincar e não o deixará na mão quando ele ficar doente? Então liga no 3635-0322.
Irresponsabilidade!
Não são raras as vezes que recebemos pedidos ou até a exigência para que achemos no mais curto espaço de tempo lares responsáveis para ninhadas de cães e gatos que em sua maioria são frutos da irresponsabilidade de seus tutores, que não vacinam as fêmeas contra o cio ou realizam a castração das mesmas. A seguir um exemplo típico do que enfrentamos quase que semanalmente em nossa luta. Este relato foi feito em um de nossos meios de comunicação e mostra bem a que ponto chega a falta de consciência a respeito da posse responsável. Nomes e endereços foram preservados:
“...minha filha mandou foto de seis cachorrinhos que estão aqui em casa, são filhos da ‘bonequinha’, minha cadela, estou desesperada porque não consigo doar nenhum e eu tenho três cadelas que já não suportam; os cachorrinhos mordem, a bonequinha está muito magra e até com as tetinhas vermelhas machucadas porque eles não largam ela. Peço, por favor: me ajudem, vocês disseram que só recolhem cachorros abandonados, pois então vou abandonar em qualquer canto, ser chamada de pessoa ruim, péssima. Pois é isso que estou me sentindo por não poder fazer nada para ajudar a ‘bonequinha’ e os próprios cachorrinhos. Não consigo mais ver essa situação - me dói o coração. Por favor deixa eu entregar para vocês nem que eu tenha que ajudar com a ração mas talvez vão estar em um lugar melhor, até que possam ser adotados. Obrigado, este é um pedido de uma pessoa desesperada”.
Realidade!
Entregar pra nós? Até pode ajudar com ração? Vai abandonar caso a APA não ajude? Pela milésima vez pedimos encarecidamente: castrem seus animais! Não queiram que a APA recolha animais que possuam tutor, se nem para os de rua temos abrigo e recursos para atender em sua totalidade. Fica aí também a constatação de que não é fácil encontrar lar responsável para tantos e tantos cães e gatos e que um desses filhotes da sua querida ‘bonequinha’ poderá ser aquele cão sem o olho, sem a perna, enforcado, maltratado, faminto.... e que você poderá ver daqui a algum tempo nas ruas de nosso município. Não temos abrigo e sinceramente preferimos nem o ter, haja vista a mentalidade minúscula de muitos “cidadãos” por aí.
Labrador
Na quinta-feira da semana passada, dia 20, dois integrantes da APA passaram o dia em Curitiba para a realização de cirurgia no labrador que estamos atendendo. Com fratura grave na perna traseira, precisou passar por uma cirurgia complexa para que sua recuperação fosse possível. Até o momento sua recuperação segue dentro da normalidade e em mais alguns dias será encaminhado para adoção. E o tutor do animal? Bem, até o exato momento não apareceu! Típico de quem possui um cão em sua companhia, mas na hora em que o animal mais precisa viram as costas e contam a velha história de que “o animal não é meu!”. Nossos agradecimentos ao dr. Paulo e a toda equipe da Clínica Veterinária São Francisco de Assis, que, mesmo praticando um valor bem abaixo do mercado, foram extremamente profissionais e atenciosos com o caso e também com os integrantes da associação. Interessou-se em adotá-lo? Possui condição financeira para dar uma vida digna e feliz para este animal? Ele é de porte grande, com aproximadamente dois anos de idade. Carente, atencioso e cheio de vida, espera sua ligação no 3635-0322.
PENSAMENTO DA SEMANA
“O que falta não são animais para adoção, esses infelizmente são muitos! O que falta são seres humanos realmente capazes de adotar uma vida”
Equipe APA.
Muito obrigado pelo carinho da leitura é até semana que vem.