São Bento – Uma parte importante da história de São Bento do Sul em breve terá a sua estrutura recuperada. Com o valor de R$ 101.467,00 mil já liberado pelo governo do Estado e a autorização da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a restauração da Via Sacra, nas escadarias da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, “começa nos próximos dias”, conforme o Departamento de Comunicação Social da prefeitura, que inicia a licitação para que um restaurador de cerâmica possa ser contratado. Tão logo o trabalho de restauração inicie, a previsão é que demore de dez a onze meses para que fique pronto. “O processo de licitação demora alguns dias, aí contratamos um restaurador, o qual deve ser habilitado e reconhecido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC)”, explica a diretora da Fundação Cultural, Ivana Lampe.
Após restauradas, as imagens da Via Sacra receberão uma proteção em acrílico. “As peças terão de ser tiradas uma a uma e levadas para um local especial. É um trabalho bastante delicado”, explica Ivana. A Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual de Santa Catarina, devendo ser totalmente preservada, externa e internamente. Os degraus emparelham quatorze painéis da Via Sacra, pintados à mão sobre azulejos cerâmicos. Os painéis da Via Sacra estão expostos ao longo da escadaria que dá acesso à igreja, sendo que dois deles estão fixados diretamente nos pilares das torres laterais à porta da igreja.
MICHELANGELO
“Os painéis foram construídos em 1980, por artista que assina como ‘Michelangelo’, procedente de São Paulo. Segundo o pároco da época, padre Nelson Tachini, e algumas pessoas que trabalharam na igreja na mesma época, os painéis passaram por duas intervenções realizadas pelo próprio artista, a primeira em 1989 e a segunda em 1994”, destaca o Departamento de Comunicação.