São Bento - Diversas ações para mobilizar e alertar a população dos cuidados necessários para combater a dengue estão sendo realizadas pela secretaria de Saúde de São Bento do Sul. Com panfletos nas mãos, a coordenadora do programa, Joceli Stoeberl, acompanhada da agente de endemias, Cleide Adriana Dias, orientava quem passava pelo Calçadão na manhã desta quinta-feira, dia 27. Os trabalhos estão voltados para o Dia Municipal de Combate à Dengue, 30 de outubro.
Para o secretário de Saúde, Marcus Maluf, que também participou da ação na manhã de quinta-feira, a realização de atividades de caráter educativo é fundamental para a prevenção e combate da dengue. “Quanto mais a população receber orientações sobre a doença, mais estará atenta aos cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito”, ressalta.
A programação prevê, ainda, a realização de teatro nas escolas, sobretudo, naquelas mais afastadas. “Através do programa Caravana da Saúde, passamos as informações às crianças de forma diferente. Na apresentação do teatro percebemos que elas aprendem mais, e essas informações são levadas aos pais”, explica Joceli.
Aprovaram
Inês K. Ecksdin foi umas das pessoas abordadas na manhã de quinta-feira. Para ela, as explicações são importantes. “É muito bom receber esse tipo de orientação, ainda mais chegando próximo do Dia dos Finados e o início do verão”, disse.
Passando pelo Calçadão, alunos do 1o ano da EBM Denise Harms também foram orientados e puderam levar para casa um joguinho. “Como estamos esperamos o shopping abrir para tomar um sorvete, o qual faz parte de um trabalho desenvolvido em sala, resolvemos caminhar um pouco. Foi muito bom passarmos por aqui e recebermos essas orientações”, contou a professora.
Dicas:
Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro e latas;
Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;
Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos;
Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período;
Manter as calhas limpas e desentupidas;
Avisar um agente de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Sintomas da Dengue:
Dor de cabeça e nos olhos;
Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
Dor nos músculos e nas juntas;
Manchas avermelhadas por todo o corpo;
Falta de apetite;
Fraqueza;
Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.