São Bento -Formar uma relação de parceria entre poder público, comunidade, polícia civil e polícia militar para proporcionar melhores ações em prol da segurança no município. Esta foi a proposta discutida durante uma reunião no gabinete do prefeito Magno Bollmann realizada na última terça-feira (25).
Estiveram presentes o Sub-Comandante da Polícia Militar Major Fabiano Dias Perfeito; Delegada Regional de Polícia Civil Dra Angela Roesler; Chefe de Gabinete Claudio Schulz; Assessor de Governo engenheiro Luiz Claudio Gayer Schuves; Vereador Dr. Eduardo Moraes; Presidente da EMHAB José Henelito Weiss; Diretor do Conseg Benedito Torquato; Coordenador dos Consegs Mauricio Maia; Escrivão da Polícia Civil e membro do Conseg Eliel de Campos, e demais participantes.
Problemas
Um dos problemas que levou o prefeito a tomar a atitude de realizar esta importante reunião foi o elevado número de reclamações e denúncias que chegam à Prefeitura sobre problemas de segurança, vandalismo e furtos que vem ocorrendo no Loteamento Alpestre. “São Bento do Sul está crescendo e infelizmente alguns problemas sociais surgem durante este processo de crescimento, por isso temos que desenvolver ações para coibir o aumento destes problemas e proporcionar tranquilidade à população”, disse o prefeito.
Nos últimos dias foram diversas as ações de vandalismo registradas no Alpestre, como a quebra de mais de 40 lâmpadas dos postes de iluminação pública. Esse tipo de ação acarreta insegurança aos moradores do bairro e prejuízo aos cofres públicos, que precisa repor todo o material danificado pelos vândalos, que são moradores da própria comunidade.
Além do Alpestre, foram debatidos alguns problemas em todos os bairros do município, com o objetivo de direcionar ideias conjuntas para um trabalho produtivo e eficaz para São Bento do Sul.
Parceria
Uma das propostas apresentadas foi de incentivar a população a participar mais da segurança, firmando parcerias com as polícias civil e militar, não na atuação em campo, mas na forma de informações.
O objetivo é incentivar a comunidade a denunciar os delinquentes que promovem vandalismo, furto e demais ocorrências pelos bairros da cidade. “Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando”, completa o prefeito Magno Bollmann.
Denúncias
Tanto para a polícia civil quanto para a polícia militar é muito importante que a comunidade participe denunciando os atos de vandalismo e infrações praticados.
Na polícia civil, os telefones para efetuar denúncias são o 181, da central da segurança publica em Florianópolis (neste caso as ligações são direcionadas para São Bento do Sul), e o 197, diretamente na delegacia regional. Na polícia militar o telefone para denúncias é o 190, e todas as denúncias são verificadas pela polícia.
Anonimato
Importante ressaltar que para qualquer dos telefones utilizados, a denúncia é anônima, e o denunciante se identifica somente se desejar, e mesmo assim, todas as informações são mantidas sob sigilo.