Eventos SENAI Casa Aberta, Inova SENAI e etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento foram abertos oficialmente na tarde desta quarta (26) Florianópolis - A edição 2011 dos eventos SENAI Casa Aberta, Olimpíada do Conhecimento e Inova SENAI começaram oficialmente nesta quarta (26), com uma video-conferência que reuniu cerca de 200 alunos e preparadores do SENAI, distribuídos em 13 cidades catarinenses. Também nesta quarta tiveram início as provas da etapa catarinense da maior competição de educação profissional das américas, a exposição de projetos inovadores e a programação que envolve o SENAI Casa Aberta. Os eventos seguem até sexta (28) em todas as unidades do SENAI no estado, com expectativa de reunir 100 mil visitantes.
O diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, que realizou a abertura oficial dos eventos em Florianópolis, destacou os resultados catarinenses nas últimas edições do WorldSkills, torneio mundial de profissões. Foram três medalhas em nas últimas três competições, sendo a última - de ouro - conquistada esse mês, em Londres. "Tivemos a participação de três catarinenses no WorldSkill 2011. Nosso desafio agora é dobrar esse número. E os representantes catarinenses serão escolhidos entre os alunos que hoje começam a seleção para a fase nacional", incentivou Arruda. Arruda ressaltou que os eventos estão relacionados aos esforços do Sistema FIESC para aumentar a competitividade da indústria catarinense, uma vez que eles incentivam osestudantes a desenvolver competências profissionais e a cultura da inovação. Os eventos também ajudam os jovens a despertar o interesse pela formação e carreiras na área industrial. Projetos Inovadores Alunos e docentes das unidades do SENAI em Caçador Chapecó, Luzerna, Canoinhas, São José, Tubarão, Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Tijucas estão na capital apresentando projetos inovadores que podem contribuir para a melhoria da indústria, da educação profissional e da sociedade. A edição 2011 do Inova SENAI reúne 14 projetos, expostos das 8 às 17 horas, na unidade do SENAI em Florianópolis.
Como a proposta é de inovar, a estudante Marli Fabrício, de Chapecó, está apresentando um novo produto: um iogurte de beterraba com limão. Em sua opinião, mostras como essa são "oportunidade do aluno, junto com os professores, de mostrar que é possível fazer produtos novos e diferenciados, que ainda não são explorados". O aluno Fabrício darossi Júnior, de Tijucas, que está apresentando um novo sistema de gestão de estoques, também já percebeu que o mercado de trabalho valoriza a inovação dos profissionais. "No mercado, as coisas vão caindo em desuso. Por isso empresas e seus profissionais precisam estar sempre inovando e trazendo algo novo para seu público", considera o aluno. |