O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, no dia 20 de outubro, o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, até que se completem 90 dias após a edição do decreto que determinou o aumento da alíquota.
O decreto foi editado pelo governo no dia 15 de setembro e representou aumento de até 28% nos preços finais dos veículos produzidos fora do Brasil e Mercosul. Com a decisão do STF, a cobrança da nova tarifação valerá somente a partir do dia 15 de dezembro.
Após a decisão do Governo Federal no início de setembro, a Audi divulgou nota oficial em que se comprometeu a continuar com os preços antigos dos modelos da linha 2011, até durarem os estoques. Em relação aos modelos da linha 2012, inicialmente o reajuste foi de apenas 10%.
Com a decisão do STF, porém, todos os veículos mantêm os preços sem o aumento do IPI. Após o dia 15 de dezembro, a Audi redefinirá seu posicionamento em relação à determinação.
A Audi Breitkopf tem exclusividade da marca em Santa Catarina, com concessionárias situadas em Blumenau, Florianópolis e Joinville.