São Bento - Nesta segunda-feira (24) o Telecentro Comunitário instalado no Emeja- Escola Municipal de Enducação de Jovens e Adultos, no bairro Serra Alta, realizou uma tarde de atividades sócio culturais com a comunidade, seguida de uma confraternização com o objetivo de demonstrar o que foi desenvolvido pedagogicamente durante o ano.
Segundo a secretária de Educação Salete Spitzner, este evento é realizado pela Prefeitura, através da secretaria de Educação e este ano, contou também com a parceria da secretaria de Assistência Social. “Nós aqui no telecentro seguimos o que o Ministério das Comunicações determina para o funcionamento e para as atividades desenvolvidas neste espaço, assim, realizamos com o apoio da secretaria de Assistência Social esta tarde de atividades com algumas integrantes de Clubes de Mães”, disse Salete.
Atividades
As atividades na sala do telecentro coordenadas pelo estagiário Rodrigo Martins agradaram as participantes que, em sua maioria, experimentaram o contato com um computador ou com a internet pela primeira vez em suas vidas. Além de algumas instruções sobre o uso do computador, internet, e alguns aplicativos, exercícios físicos para relaxamento também foram aplicados.
Ingrid Lang, moradora da Schramm, disse que há 20 anos não tinha contato com um computador. “Já são 20 anos que não tenho contato com um computador e achei muito bom e muito proveitoso este evento. O monitor foi muito atencioso conosco e no final achei fácil mexer no computador”, disse Ingrid.
Regina Hübner, também moradora da Schramm, avaliou a atividade como muito positiva. “Tudo foi novidade, eu não imaginava que iria participar de uma aula de informática, e gostei muito”, disse.
Já Adelaide Kraus Rosenchek, moradora do bairro Serra Alta, e aluna do Telecentro Comunitário há um mês, disse que até iniciar o curso não conhecia nada de computadores. “Eu tenho muita curiosidade em mexer com informática. Estou achando tudo de bom este curso e pretendo me presentear com um notebook para poder mexer em casa e conhecer mais sobre a internet”, comentou.
Treinamentos
Atualmente o telecentro conta com 46 alunos participando das oficinas de informática, porém, alguns horários ainda estão disponíveis para a comunidade. Para qualquer informação os interessados poderão procurar pelo monitor Rodrigo Martins sempre de segunda à quinta-feira nos horários de 10 às 12 horas e 13 às 17 horas.