Competição ocorre até o dia 30 de outubro
Florianópolis - Um trabalhador catarinense representa o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez do Trabalhador, que ocorre em Israel, na cidade de Eilat. Dalvan José Franceschini, colaborador da empresa AST Blocos, de Chapecó, integra a delegação do SESI Nacional que representa o país no torneio. O campeonato, que segue até sábado (29), faz parte do Calendário da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT).
A delegação brasileira é composta por seis atletas, representantes de cinco empresas. Para conquistar vaga no Campeonato Mundial, o Dalvan participou de etapas local, regional, estadual, sul-brasileira e nacional dos jogos do SESI, entidade do Sistema FIESC.
Desde 1995 o SESI representa o Brasil nas competições internacionais voltadas aos trabalhadores da indústria. As competições estimulam os colaboradores a desenvolverem valores do esporte, como trabalho em equipe, garra, comprometimento e a empregarem o aprendizado no dia a dia dentro da empresa.
CSIT O SESI é a única entidade brasileira membro da CSIT. A Confederação Esportiva Internacional do Trabalho é uma organização que congrega as entidades internacionais de regulação de modalidades de esportes. São membros da confederação 44 organizações de 36 países.
A participação de brasileiros em campeonatos mundiais de trabalhadores é organizada pelo SESI, que promove o esporte junto às empresas com jogos municipais, estaduais, regionais e seletivas nacionais. Os torneios definem os atletas que participarão dos mundiais em diversas modalidades esportivas como futebol, tênis e vôlei, por exemplo.