Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, a mostra Inova SENAI e o Casa Aberta permitirão que, nos próximos três dias, os catarinenses conheçam o modelo de ensino da instituição
Florianópolis - O modelo de educação profissional do SENAI/SC, com ênfase à criatividade e competência, poderá ser conhecido de perto pelos catarinenses nos dias 26, 27 e 28 de outubro. As unidades da instituição no Estado estarão de portas abertas para a comunidade, que poderá ver os ambientes educacionais e projetos desenvolvidos por estudantes em sala de aula. Além disso, em 13 cidades, 110 estudantes estarão disputando a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, no início de um ciclo de disputas que poderá leva-los ao 42º WorldSkills, em 2013, na Alemanha. E, em Florianópolis, 15 projetos inovadores de docentes e alunos de todo o estado estarão em exposição na mostra Inova SENAI.
As atividades integram a política do Sistema FIESC de promover a competitividade do setor industrial catarinense, com a ampliação e fortalecimento da educação profissional e da inovação.
Olimpíada do Conhecimento
As unidades do SENAI em Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Luzerna, São Bento do Sul, São João Batista, São José, São Miguel do Oeste sediarão as disputas da Olimpíada do Conhecimento. Será realizada das 14 às 21 horas.
Trata-se de uma competição em que os estudantes são desafiados a realizar projetos e tarefas dentro das profissões que estudam. Podem ser peças ou produtos metálicos ou de marcenaria, calçados, roupas, sites, desenhos mecânicos, sistemas de segurança do trabalho, instalações elétricas, entre outros trabalhos, em 30 ocupações diferentes. Os estudantes serão avaliados pelo conhecimento, habilidade e atitude que apresentarem no planejamento e execução dos trabalhos. Serão considerados também o comportamento, a organização do ambiente de trabalho e o aproveitamento de recursos.
O campeão em cada ocupação e os segundos colocados que atingirem pelo menos 90% da pontuação do vencedor, se habilitam a continuar a disputa pela a vaga catarinense na etapa nacional. Eles realizarão provas de índice, nas quais o melhor classificado e que atingir um índice mínimo, vão à fase nacional. O mesmo sistema de classificação e disputa pode levá-los ao torneio internacional, na cidade de Leipzig, na Alemanha, em 2013.
O sonho de cada competidor é repetir o feito dos três catarinenses que disputaram a última edição do WorldSkills, o torneio internacional de formação profissional, em Londres, no início de outubro. Na competição, Natã Barbosa conquistou a medalha de ouro em web design e André Peripolli e Leandro Duarte Machado classificaram-se na quinta posição em robótica móvel. Eles contribuíram para que o Brasil alcançasse a segunda posição na classificação geral. A trajetória de Natã, André e Leandro começou exatamente na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 2009.
Inova SENAI
São 15 projetos inovadores, desenvolvidos por alunos e docentes do SENAI, com aplicação industrial ou na educação profissional. Vão de uma película que protege a água mineral a novos processos de produção de queijos ou ao aproveitamento do biogás em granja de suínos. Será realizado das 8 às 17 horas, na unidade do SENAI em Florianópolis.
Casa Aberta
Em torno de 100 mil pessoas são esperadas nas unidades do SENAI para acompanhar a Olimpíada do Conhecimento, o Inova SENAI e os ambientes educacionais do SENAI, em todo o Estado. Estudantes e suas famílias também poderão conhecer oportunidades de formação profissional, nas quais podem iniciar uma carreira.
PROJETOS EXPOSTOS NO INOVA SENAI
Categoria: Docente
Adição de madeira da espécie Eucalyptus Dunni na polpação kraft de Pinus Spp para produção de papelão ondulado
Autor: Claudiomar Andrades (Caçador)
Trata-se da adição de polpa de eucalipto (madeira de fibra curta) ao pinus (fibra longa) na produção de papelão ondulado, o que é usado em embalagens como as de cimento. A ideia é identificar as propriedades de resistência que o papel adquire com diferentes percentuais de cavacos de eucalipto no cozimento da polpação kraft. O processo que já existe em algumas indústrias, mas cujos parâmetros não foram publicados.
Melhoria do processo de maturação do queijo prato por meio da utilização da enzima Carboxipeptidase de Serina
Autoras: Ingrid Boesche Tomazelli, Jucirlei Ârcego, Leânia Maria Fabbi, Marilucia Bonassi e Vânia Regina Kosloski (Chapecó)
O objetivo é reduzir o tempo de maturação do queijo prato, sem alterar suas características. O queijo prato é o segundo em produção mundial, ficando atrás somente do queijo mussarela, e a melhoria do processo de produção de derivados de leite é relevante pata a região Oeste de Santa Catarina, uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.
Teclado personalizado utilizando lâminas Overlays
Autora: Clarice de Fátima da Silva (Chapecó)
Adaptações ao teclado Intellikeys para utilização por pessoas com deficiências intelectual (síndrome de Down, autismo, com diferentes níveis). O teclado Intellikeys consiste em plataforma com superfície sensível ao toque e para o qual podem ser produzidas diferentes configurações do teclado ou mouse, com o uso do software Overlay Maker. Após a configuração, o software permite a impressão em folha de papel simples e a lâmina é posicionada sobre a superfície, funcionando como teclado.
Eficiência na geração de energia com biogás em uma granja de suínos
Autores: Roberto Philippi Fullgraf, Guilherme de Oliveira Camargo e Patrick da Silva
(Florianópolis)
Realizado pelo SENAI em parceria com a Granja São Roque, de Videira (Meio-Oeste catarinense), o projeto está ajudando a empresa em suas ações de sustentabilidade e vai contribuir para que ela possa integrar o mercado de créditos de carbono. Com o sistema implantado pelo SENAI, a empresa tem condições de saber exatamente a quantidade de biogás que esta sendo convertida em energia elétrica e quanto gás metano deixa de ser despejado na atmosfera.
A Granja São Roque aloja cerca de 50 mil suínos, que produzem 300 mil litros de dejetos por dia. A granja possui um sistema que utiliza os dejetos dos animais para produzir biogás, a partir de biodigestores. O combustível é utilizado na própria empresa, na produção de energia elétrica e a granja é a primeira empresa no estado a possuir autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a venda da energia excedente. Apesar da produção de biogás há quase dois anos, a empresa não tinha informações sobre quanto de gás é gerado, quanto é consumido e quanto sobra. Com isso, não possuía condições de contabilizar a produção e realizar a venda de crédito de carbono. O sistema implementado pelo SENAI, além de permitir a mensuração, também pode ter a confiabilidade de suas informações auditada por terceiros, qualificando a granja para vender créditos de carbono.
Espectrofotômetro portátil para análises químicas e biológicas
Autores: Roberto Philippi Fullgraf, Thiago de Oliveira, Luis Fernando Garcia e Arnaldo S. Junior (Florianópolis)
A iniciativa supre uma lacuna entre os equipamentos utilizados para medir a concentração de substâncias químicas dissolvidas em líquidos (água, efluentes, solo, clorofila, extratos de plantas e sangue) ou gás. Não existe no mercado nacional, um equipamento de fácil transporte para atividades em campo) eliminação de interferentes e utilização de LEDs RGB para a cobertura do espectro da luz. Essas medições são feitas ou por fotômetros ou espectofotômetros. Os primeiros são baratos e de fácil transporte, mas têm limitações quando de resultados intermediários, pois utilizam uma lâmpada led de cor diferente para cada comprimento de onda. O espectofotômetro permite análises detalhadas, pois usa sistema óptico (prisma), mas são caros, robustos e difícil transporte.
Máquina automatizada para inserção do "Water Bag"
Autores: Roberto Philippi Fullgraf, Alfeu Scotti, Viniciús U. Vignes e Lúcio Trajano (Florianópolis)
Trata-se de uma máquina que insere uma película de plástico na bombona de 20 litros de água mineral. O projeto aumenta a garantia de que o produto não seja contaminado por deficiência na limpeza do vasilhame, aumenta sua vida útil e reduz a quantidade de água consumida na higienização, reduzindo custos.
Classificadora de frutas acoplada à tomada de força do trator
Autor: Everton Farina (Luzerna)
O projeto reduz custos e aumenta a eficiência na colheita de frutas, com uma máquina que classifica as frutas no campo, inexistente no mercado nacional. No modelo tradicional, as frutas são colhidas no pomar e transportadas para um local, onde são selecionadas e classificadas pela cor, peso e tamanho. O equipamento que seja acoplado ao trator de pequeno porte (fruteiro) capaz de classificar, segundo os padrões exigidos e de forma eficiente os diversos tipos de frutas produzidas no estado de Santa Catarina.
O tablet como comunicação alternativa: uma realidade tecnológica
Autor: Laurant Patrik Brykczynski (Canoinhas)
Aplicativo para tablet para auxiliar pessoas com deficiência, substituem pranchetas de madeira ou de papel que são utilizados por essas pessoas. São casos em que as pessoas apontam para figuras para se comunicar para, por exemplo, pedir comida ou água. O projeto tem o objetivo de atender situações existentes na Apae de Mafra, onde vários alunos utilizam essa forma de comunicação alternativa. Na prancheta as expressões são limitadas a uma determinada quantidade de páginas. Já o tablet permite ampliar o vocabulário, criando rede com outras expressões ou ações, além de possibilitar o uso de sons e imagens.
Modulab: Kit Modular para ensino de microcontroladores e desenvolvimento de projetos
Autor: Rafael Lindemann Duarte (São José)
ModuLab é um kit utilizado tanto de forma didática no apoio ao ensino de microcontroladores, quanto para o desenvolvimento de protótipos de sistemas microcontrolados e embarcados de forma geral. Este kit é constituído de módulos e cada módulo representa uma funcionalidade, ou seja, um tipo de circuito utilizado em sistemas microcontrolados.
Desenvolvimento de apostilas interativas para tablets
Autores: Thiago Geremias de Oliveira , Julio Cargnin Pereira, Murilo Fernandes Pavanati (Tubarão)
O objetivo é desenvolver apostilas interativas para a tecnologia dos tablets. O projeto agrega recursos multimídia - textos animados, vídeos, músicas, animações, atividades e exercícios que ajudam a promover a interatividade entre os alunos e apoiar o processo de ensino e aprendizagem.
Categoria: Aluno
Papel Usado, Desenho Novo!
Autoras: Adriana Cristina Amorim e Francine Nascimento da Silveira Caurio (Balneário Camboriú)
Orientadoras: Caroline Santos da Silva, Iascara Oara de Jesus e Ieda Nunes Correia
O objetivo é construir um livro artesanal reciclado, utilizando as sobras de papéis, visando a documentação dos desenhos, criações e das experiências vivenciadas no curso de moda em Balneário Camboriú, Ilhota e outras iniciativas semelhantes nas escolas do SENAI no Estado.
Estudo da redução de volume de embalagens de Ps expandido (Isopor®) para transporte e reciclagem
Autores: André José Ignácio (Blumenau)
Orientador: Fernando Darci Pitt
A proposta é viabilizar o transporte - e consequentemente a reutilização - do Isopor. O reaproveitamento do produto é inviável economicamente, pois o transporte gera volumes imensos, sendo 98% ocupado por ar. A iniciativa consiste em processo de densificação do Poliestireno Expandido (EPS, o isopor), por meio de um de aglutinador de polímeros, com o qual foi obtida uma redução de aproximadamente 97% do volume aparente das embalagens.
Elaboração de iogurte de beterraba com limão
Autores: Creciana M. Endres, Marli T. Viot Fabricio, Maryelen A. Souza (Chapecó)
Orientadora: Juliana Savio
O objetivo foi desenvolver uma formulação de iogurte de beterraba com limão, apresentando características nutricionais elevadas, atendendo às faixas etárias com maior necessidade de vitaminas encontradas em alimentos e incorporadas a produtos como iogurtes, sendo esse produto consumido pelo público em geral.
Elaboração de queijo tipo petit suisse a partir de proteínas do soro de leite
Autores: Débora Franca, Fernanda Andolfatto e Joana Alberti (Chapecó)
Orientadora: Juliana Savio
O objetivo deste trabalho foi verificar a aceitação sensorial do atributo sabor de um queijo tipo petit suisse elaborado à base de proteína de soro de leite e saborizado de morango. Os resultados mostraram a aceitabilidade dos consumidores pela formulação apresentada. O Soro de leite é um subproduto da área de produtos lácteos, pouco utilizado hoje em dia, porém com um conteúdo nutricional muito interessante, contendo proteínas, carboidratos e pequena quantidade de gordura e sais minerais.
Sistema de Gestão de Estoque
Autor: Fabricio Darosci Junior (Tijucas)
Orientador: Pedro César Bittencourt Azevedo
O projeto desenvolveu uma versão informatizada do modelo Kanban para gestão de estoques. O sistema Kanban, cujo significado é cartões, foi desenvolvido na década de 60 pelos engenheiros da Toyota Motors, e é concebido sobre o conceito de just-in-time (onde tudo deve ser produzido, transportado e comprado em um momento exato). Os registros são feito em cartões manuais, que tem de ser preenchidos para cada etapa da produção, o grande objetivo do desenvolvimento do sistema e-Kanban é fornecer as empresas a possibilidade de utilizarem o Kanban de maneira informatizada, tornando esta uma maneira rápida, fácil e segura de gerenciar e controlar a sua linha de produção e estoque. O grande diferencial deste sistema é que o controle não acontece apenas no almoxarifado ou no estoque, mas sim em todas as etapas do processo de fabricação. Os cartões serão impressos pelo sistema e podem ser fixados as caixas dos produtos, permitindo controlar o uso de materiais e fazer o rastreamento do pr oduto ao longo da linha de produção e dentro do estoque.