Disputa reuniu vinte e quatro universidades de oito Estados e cinquenta e dois veículos produzidos especialmente para as provas
São Bento/Joinville/São Paulo-SP – A equipe de acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica da Univille que participou Maratona Universitária de Eficiência Energética, encerrada no dia 14 em São Paulo/SP, sagrou-se campeã da competição na categoria Gasolina Podium Petrobras – com o veículo Ecoville Verde. A disputa reuniu vinte e quatro universidades de oito Estados e cinquenta e dois veículos produzidos especialmente para as provas, que foram realizadas no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Foram três dias de provas. Outra equipe da Univille, do campus de São Bento do Sul, conquistou o segundo lugar na maratona na categoria Etanol. As duas equipes foram contempladas com um automóvel.
“A expectativa era percorrer com o carro trezentos quilômetros com um litro de gasolina, mas atingimos só no primeiro dia quase o dobro disso”, comemorou o professor Altair Carlos da Cruz, responsável pela equipe de Joinville. “É um recorde”. A maratona envolveu centenas de engenheiros e designers de todo o País, com o desafio de criar veículos econômicos e ecológicos. Os participantes tiveram que percorrer doze voltas com a menor quantidade de combustível.
MODELO
É a terceira participação da equipe da Univille de Joinville, que ficou em 3º lugar na competição em 2010 com o mesmo veículo Ecoville, mas no modelo movido a etanol. Nesta edição, a equipe levou para a disputa um modelo que possui dois metros de comprimento entre eixos por 0,6m de largura. O veículo está equipado com motor Subaru 1.62 HP (potência máxima); altura do solo de 50mm; aros cedidos pela competição, de 20 polegadas; e peso estimado de 17 quilos.