São Bento - Centenas de adolescentes estiveram reunidos na últimas sexta-feira, dia 21, no auditório da Univille onde participaram da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou ainda com a presença do prefeito Magno Bollmann, da secretária de Assistência Social Lindacir Emidia Conde, do presidente do Cmdca (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) Valdeci Ropelato, e demais representantes da comunidade.
A realização da conferência municipal foca no apontamento das alternativas de melhorias cabíveis e possíveis para soluções de apoio a concretização do que diz a Lei sobre os direitos das crianças e adolescentes. “Dar atenção a construção da base, a formação de cidadão conscientes que tem seus direitos respeitados e da mesma forma cumprem seus deveres, é isso que estamos discutindo”, disse Magno ressaltando a parceria do poder público com a comunidade nas mais diversas situações. “A integração entre as partes gera conhecimento com foco nos objetivos apontados pelas partes e assim se torna mais fácil alcançá-los”, completa o prefeito.
O encontro municipal serve como base para a conferência estadual, na qual representantes de São Bento e de demais cidades de Santa Catarina apresentam diretrizes e discutem metas apontadas nos fóruns municipais. “É o momento de delinear, planejar, e de buscar ações cabíveis dentro do município, visando os direitos das crianças e adolescentes”, acrescenta a secretária que agradeceu a presença de todos.
A abertura oficial do evento foi anunciada pelo presidente do Cmdca, Valdeci Ropelato. Todos os representantes de conselhos e demais órgãos que lutam pelos direitos das crianças e adolescentes foram chamados para receberem um homenagem e juntos buscarem ações concretas que visem o respeito e cumprimento da lei dos direitos da criança e adolescente.