Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
O vereador Marco Aurélio Viliczinski (PSD) apresentou o Requerimento de Informação 071/11, solicitando informações ao Executivo Municipal acerca do contrato de confecção de uma revista sobre a APA/Rio Vermelho, que terá um custo de R$ 41 mil para a confecção de 10 mil exemplares. O vereador está questionando a real necessidade da confecção deste material. Viliczinski afirmou que essa verba poderia ser utilizada de uma melhor forma, como na compra de medicamentos. Para o vereador, a publicação trata-se de promoção pessoal.Segundo ele, existem outras prioridades para a utilização da verba. O vereador Eduardo Moraes (PP) informou que a confecção das revistas não será mais efetuada. Para o vereador Luiz Alberto Sieves (PMDB), o projeto pode não ser ilegal, mas é imoral. Já o vereador Tadeu do Nascimento (PT) defendeu a divulgação do projeto, “pois o que é bom tem que ser mostrado”, avaliou. O vereador Josias Terres (DEM) lembrou que é obrigação do Executivo divulgar o que está sendo feito. E o vereador Antônio Joaquim Tomazini Filho (DEM) citou que o projeto é um dos mais importantes desta gestão na área de preservação do meio ambiente, preservando as nascentes de diversos rios, e é necessário divulgar essa ação. A presidente da Casa, vereadora Nilva Larsen Holz (PP), afirmou que talvez somente daqui a 20 ou 30 anos essa ação seja realmente valorizada, quando a água estiver realmente escassa. Realmente não entendi o posicionamento do jovem vereador Marco, que pensei ser cabeça aberta, com outra visão. Chega de desgraças, de notícias ruins e de mostrarmos que aqui só se é campeão de bebedeira. Quando a notícia é boa tem que ser espalhada. Este projeto da APA/Rio Vermelho é de extrema importância e tem sido destaque nacional como exemplo para o planeta. Claro que temos outras prioridades, mas se propaganda não fosse a alma do negócio a Coca Cola não continuaria fazendo.
****************************************************
Observando
Ou é muita coincidência ou a agência encarregada da publicidade da Petrobras foi muito perspicaz. Não sei se você reparou, se não o fez, procure observar com mais atenção. Na propaganda que está sendo veiculada da Petrobras, principalmente no patrocínio das transmissões do PAN pela Record, quando aparecem os operários caminhando, um lembra o Lula com barba e tudo. A da raça negra só não tem a cor da Dilma, mas o formato do rosto, os dentes e o sorriso são a própria. Quando os opositores perceberem já vai ter denúncia. Aguardem.
****************************************************
Magno podia aproveitar
No rastro da propaganda da Petrobras, o prefeito Magno Bollmann bem que poderia se utilizar da sua semelhança com o Papa Bento XVI. Literalmente mandando fazer e distribuindo “santinhos”. Agilizem-se senhores marqueteiros.
****************************************************
Mau exemplo
Claro e evidente que só poderia vir de Brasília e dos políticos que por lá habitam. O Senado Federal acaba de renovar a frota de 88 carros oficiais, para os quais existem apenas 488 funcionários para cuidá-los - isto que são locados. O outro péssimo exemplo é que enquanto aqui a lei é aplicada lá todos os carros possuem películas “para proteção” contra vândalos. Está faltando é película na cara dos senadores.
****************************************************
Os novos carros
Equipados com rádio compatível com iPod e iPhone e película antivandalismo nos vidros laterais e traseiros, os novos carros dos senadores já podem ser vistos na Chapelaria, entrada do Congresso. São apenas 488 servidores para cuidar dos 88 carros.
****************************************************
Desmanchando o cabideiro
Ele, Raimundo Colombo, que foi um dos mais algozes críticos das Secretarias Regionais e que mostrava na televisão um guarda roupas repleto de cabides, parece que começa a cair na realidade. No ano que vem, as Secretarias de Desenvolvimento Regional receberão 34% a menos de recursos do que neste ano. Mesmo assim, as 36 unidades vão levar, durante 2012, R$ 372 milhões, dinheiro mais que suficiente para construir vários hospitais. O esvaziamento das regionais foi planejado por Ubiratan Rezende, antes de deixar o cargo de secretário da Fazenda. Resta saber como irão se comportar as “cabideiras” que servem como escritórios regionais para as campanhas políticas em ano de eleições.
****************************************************
Casa da salvação
Perdoem-me os religiosos e devotos, mas a Assembleia Legislativa de Santa Catarina precisa urgentemente ser transformada num Templo da Cura. Ali são realizados milagres que até Deus duvida. Pessoas aposentadas por invalidez se curam pela fé, conforme depoimentos mostrados no “Fantástico” de domingo. Cardíacos disputam maratonas. Salários se multiplicam da noite para o dia.
****************************************************
Preferiu a morte a uma nova perícia
A polícia de Governador Celso Ramos começa a investigar a morte do procurador aposentado da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Augusto José Alvetti. O corpo foi encontrado por volta das 9:00 do último domingo, com um tiro no peito. Um inquérito será instaurado para investigar as circunstâncias em que aconteceu a morte. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. O funcionário público era um dos 210 envolvidos no caso dos aposentados por invalidez. Ele se aposentou em 1979, aos 43 anos de idade.
****************************************************
A fé cura
Domingo, no “Fantástico”, Santa Catarina virou notícia com a vergonhosa reportagem das aposentadorias por invalidez dos sem-vergonhas da Assembleia Legislativa. Agora ficou provado que realmente milagre existe. Os ouvidos alegaram que foram curados através da fé na maior cara de pau. Tá certo que Deus perdoa, mas um castigo para essa tropa de vagabundos e ladrões dos cofres públicos não seria mal.
****************************************************
São Bento notícia boa
Para contrariar os profetas do apocalipse e a turma com a “síndrome do pânico do dólar”, São Bento do Sul, depois da reportagem da revista “Exame”, que a classificou com uma das três melhores colocadas em desenvolvimento e gastos públicos, novamente foi notícia nacional. A TV Terra Viva – canal 20 (Band), mostrou, em reprise, reportagem feita na cidade e entrevistas com o prefeito Magno Bollmann e com o presidente do Samae, Geraldo Weihermann. O assunto: preservação ambiental. São Bento do Sul foi citada como exemplo para o planeta. Nem tudo está perdido, como querem alguns que preferem deixar seus dólares nos paraísos fiscais a interná-los e aqui aplicá-los. Quando estiverem vendo a grama crescer pela raiz e os herdeiros gastando tudo, vai ser tarde.
****************************************************
Virei senha
Há muito tempo eu era o Pedro Skiba. Depois passei a ser conhecido como marido da Zuleika. Posteriormente como pai do Rodrigo e da Ana Carolina. Mais um tempo, avô do Rodriguinho. E assim vamos adquirindo novas identidades. Agora virei senha. Como passei dos 60, e isto modestamente ainda não é muito perceptível, pelo menos quando me olho no espelho, só um pouquinho de narcisismo, mas vale pela vaidade. Não preciso mais entrar em determinadas filas. Também pelo uso temporário, pois esta eu pretendo abandonar – muleta – abriram-se outras portas e me tornei uma senha. Foi assim quando fui fazer exame médico para renovação da CNH. Primeiro a ser chamado. Para o Todo Poderoso lá e cima, não se preocupem, deixo-os passar na frente, não tenho pressa.
****************************************************
Pedradas do Pedroca
- “Do álcool ao crack, uma viagem sem pai” (Paulo Sérgio Ramos - psicanalista de Porto Alegre).
- Se você levantou os braços, mexeu o joelho, virou o pescoço e tudo fez “Crec”, você não está velho. Está crocante! E nestas condições fique no aguardo. Vem aí a festa para “a nossa idade”.
- “A mulher foi feita da costela do homem e não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior... E sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada” (Provérbio Judaico).
- “Imagina-se que a política seja a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas creio que tem muita semelhança com a mais antiga de todas”. (Ronald Reagan).