Rio Negrinho - A Fundação Municipal de Cultura e a Escola de Música Professor Valdeci Maia estão iniciando o projeto “Concertos Didáticos nas Escolas”. A ideia é uma abrangência específica com instrumentos de sopro para estimular a música em seus diversos estilos e gêneros. Além disso, o projeto objetiva levar cultura como forma de entretenimento e profissionalismo dentro das escolas municipais, estaduais e particulares.
Para executar o projeto, foi criado o Quarteto de Sopros da Escola de Música Professor Valdeci Maia, que conta com os professores Osni Veiss no trompete, William Pscheidt nos saxofones, Carlos Schier Júnior na trompa, Ricardo de Espíndula no trombone e com o aluno de bateria Jeferson Sacht.
O Concerto Didático é uma apresentação onde público e o artista tem um contato muito próximo. Entre o intervalo das músicas, cada instrumentista apresenta seu instrumento de uma forma clara e objetiva, explana curiosidades e também toca o instrumento solo para que todos sintam o som específico fazendo com que o público saiba distinguir um instrumento do outro em meio do grupo. O músico também responde perguntas do público em geral.
Na sexta-feira, dia 21 de outubro, na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Selma Teixeira Graboski, o grupo apresentou um repertório bem variado, que vai do popular ao barroco. Esta variedade de repertório é a marca registrada do grupo de sopros.
Segundo o diretor-presidente da fundação, Abel Hack, neste ano, o objetivo é iniciar o trabalho nas escolas municipais, atingindo o maior número de alunos. “A partir de 2012, o projeto se estenderá também para escolas estaduais e particulares”, afirmou.