São Bento - Após vários dias de programação e preparação, a Vigilância Sanitária de São Bento do Sul lançou, nesta quarta-feira (19), mais uma ação que será desenvolvida no município, a “Blitz de Orientação”, que abrangerá todos os restaurantes e cozinhas industriais instalados no município.
Em reunião com chefe da Vigilância Sanitária, Czeslaw Kosciarz, fiscal Marco Aurelio Olinisky, e a diretora do departamento, Maria Hercília de Souza Meira, os detalhes desta ação foram apresentados. O objetivo da realização desta blitz, nesta época do ano, vem de encontro com o aumento significativo do movimento nos restaurantes e cozinhas industriais, e a proximidade do verão, quando as altas temperaturas exigem maiores cuidados com a alimentação, momento em que a preocupação com a saúde pública também aumenta.
“Como é uma época com muitos encerramentos, eventos extras, aumento do fluxo de pessoas, proximidade do verão, temperaturas mais altas que podem estragar alimentos, e demais fatores, achamos por bem planejar esta ação para este momento”, explica Czeslaw.
Blitz
A blitz de orientação que será realizada inicialmente nos restaurantes e cozinhas industriais tem por objetivos garantir à população que os ambientes verificados e os produtos alimentícios armazenados nestes locais esteja totalmente de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, não expondo as pessoas à possíveis riscos contra sua saúde.
Na prática, uma equipe completa da vigilância irá fiscalizar todos os locais abrangidos pela ação, realizando uma completa verificação, tanto no ambiente físico que envolve o prédio, instalações, equipamentos utilizados, mobiliário e infraestrutura, quanto o fluxo de alimentos utilizados, condições de armazenamento, procedência, qualidade, higiene e demais observações determinadas para garantir a eficácia da blitz realizada.
Exemplo disso são alguns aspectos como o correto armazenamento dos alimentos, controle de pragas no estabelecimento, abastecimento de água, limpeza de caixa d´água e a regularidade da carteirinha de saúde dos profissionais que manipulam alimentos.
Irregularidades
No caso de irregularidades verificadas durante a realização de alguma blitz, será emitido um relatório apontando todos os detalhes. E juntamente com o responsável pelo estabelecimento, um cronograma de melhorias será detalhado para que seja cumprido. A equipe de fiscalização da vigilância sanitária irá tratar da verificação constante do cumprimento deste cronograma de melhorias aplicado ao estabelecimento.