Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Joinville sedia provas de seis ocupações industriais

Quinta, 20 de outubro de 2011

 

Eventos Olimpíada do Conhecimento, SENAI Casa Aberta e Inova SENAI devem envolver cerca de 100 mil pessoas em Santa Catarina

Florianópolis - Estudantes de todo o estado estarão reunidos na unidade do SENAI em Joinville entre os dias 26 e 28 (quarta a sexta) para conhecer quais são os melhores de Santa Catarina em seis diferentes ocupações profissionais. As provas fazem parte da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional da América Latina. Esse ano a competição será realizada em paralelo ao evento SENAI Casa Aberta, e com isso a população poderá conhecer melhor novas opções de carreiras industriais.

Durante os três dias, a população de Joinville vai poder conhecer melhor a importância da educação profissional e escolher com mais certeza que profissão seguir. Os visitantes poderão participar de aulas experimentais, assistir a palestras e conhecer a infraestrutura utilizada pelo SENAI para oferecer educação de qualidade. Além disso, também poderão acompanhar as provas de Tornearia a CNC, Mecânica de Precisão, Robótica Móvel, Panificação, Confeitaria e Metrologia Dimensional e descobrir como é o cotidiano dessas ocupações (veja o descritivo abaixo). 

A edição 2011 do SENAI Casa Aberta vai evolver unidades da instituição de todos os estados, sendo 34 de Santa Catarina. Só no estado, 100 mil pessoas devem passar pelas instalações. Em visitas guiadas pelas escolas, a comunidade poderá conhecer os laboratórios e conferir as mostras tecnológicas com criações dos alunos.

Conheça as ocupações em disputa em Joinville

Tornearia a CNC: trata-se do processo utilizado para produzir peças e componentes metálicos cilíndricos, utilizando-se de máquinas controladas numericamente (tornos CNC). A partir de um desenho técnico, o operador deve desenvolver o programa CNC, definir as ferramentas de corte necessárias para fabricação, e trabalhar com tolerância máxima de 0,01 milímetros. Para isso, eles utilizam de sistemas de manufatura assistida por computador (CAM) ou interface. As peças fabricadas por este processo são utilizadas na indústria automotiva, aviação, aeroespacial e ainda de moldes e matrizes.

Mecânica de Precisão: seguir os minúsculos limites de tolerância de forma, posição e textura superficial especificados, de acordo com desenhos, projetos e normas técnicas fazem parte da rotina do profissional da área. Ele produz conjuntos mecânicos com elevado grau de complexidade e precisão através da fabricação, montagem e ajuste de peças, dispositivos e instrumentos. Ao longo e ao final do processo, a utilização de instrumentos de medição, verificação e controle ajuda a garantir a qualidade dos produtos. 

Robótica Móvel: cabe ao profissional da área introduzir a robótica em processos produtivos, através da instalação e desenvolvimento de dispositivos acoplados ao robô móvel, desenvolvimento de softwares de controle, integração, comissionamento, além de realizarem as manutenções necessárias. Na prova, divididos em duplas, os alunos precisam realizar as tarefas propostas, que podem ser de programar o robô para passar por labirintos, identificar e coletar peças, transportar materiais, entre outros. 

Panificação: nessa profissão, não se trata apenas de preparar massas doces, semi-doces e salgadas. É preciso saber planejar (realizando cálculos de produção e rendimentos), selecionar a matéria-prima, misturar/amassar corretamente, e ter a destreza na divisão, modelagem, fermentação e forneamento, sempre seguindo procedimentos técnicos de qualidade, produtividade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Tudo com a criatividade e harmonia para agradar paladares exigentes. 

Confeitaria: É preciso muita prática para empregar talentos artísticos e habilidades gastronômicas e ser um bom confeiteiro. Profissionais da área criam uma variedade abundante de produtos (como bolos decorados, modelagem de marzipan e criação de peças decorativas), para todos os tipos de eventos. Na prova, são avaliados o sabor, o tamanho, textura, existência mínima de sobras, cumprimento de prazos e respeito a normas de higiene e segurança. 

Metrologia Dimensional: Medir de maneira correta exige aplicar tecnologias, métodos, técnicas e procedimentos de medição, ensaios e calibrações que permitam a determinação e a configuração de um sistema de medição. Em sua rotina, os profissionais recorrem a documentos de referência e planilhas eletrônicas, bem como interpretam os resultados obtidos, calculam incertezas dos resultados e elaboraram documentos técnicos. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA