Visita técnica à fábrica da Gree , em Zhuhai, revelou a importância do setor de tecnologia e desenvolvimento da empresa
Guangzhou (China) - Em mais um dia da missão empresarial que está na China, um grupo de empresários catarinenses e de outros estados pôde conhecer por dentro a fábrica da Gree Eletronic Aplience, sediada na cidade de Zhuai (sul do país, a 128 km da cidade de Guangzhou). A empresa, fundada há apenas 20 anos, hoje é líder mundial na venda de condicionadores de ar residenciais e comerciais e se destaca pelo investimento em tecnologia, desenvolvimento e qualidade.
Dos 80 mil colaboradores da empresa, 4,5 mil são da área de inovação, sendo 3 mil engenheiros especializados. Além disso também mantém rigoroso sistema de metrologia e inspeção, que afere a qualidade dos produtos produzidos.
Na opinião do primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, esses são alguns dos fatores aos quais se devem o sucesso da empresa. "Nós também temos em Santa Catarina empresas de destaque mundial e que possuem alto nível de competitividade. Mas a condição da Gree é diferente, por possuir forte participação de capital estatal e benefícios fiscais do governo", ressalta Aguiar.
A empresa possui capacidade de produção de 20 mil aparelhos por dia. Ao todo, a empresa produz anualmente 45,5 milhões de unidades, sendo 40 na linha residencial e o restante de modelos comerciais e industriais. Além de bases industrias na China, a empresa também produz no Vietnã, Paquistão e no Brasil, onde mantém uma fábrica em Manaus desde 2001. A planta fabril produz 400 mil aparelhos por ano e registou em 2010 R$ 300 milhões em venda. A missão empresarial brasileira foi recepcionada pelo presidente da Gree no Brasil, Xie Dong Bo, que veio à sede da empresa especialmente para receber a comitiva.
Na visita técnica, a comitiva da missão empresarial conheceu alguns dos produtos inovadores já desenvolvidos pela fabricante, como aparelhos mais finos e com potência superior, modelos que regulam a temperatura de acordo com o estágio de sono do cliente ou de gás carbônico no ambientes. Também foi apresentado o projeto de aparelho que utiliza energia solar, com a possibilidade de alternar para energia comum, e outro de aparelho comercial que utiliza a energia produzida a partir das ondas. A empresa também foi a primeira a lançar modelos com compartimentos separados (split e máquina).