São Bento - O município de São Bento do Sul esteve entre os premiados durante sessão solene da Assembléia Legislativa, ocorrida na noite de segunda-feira, dia 17, em Chapecó. Durante o ato, foram homenageados os municípios que apresentam desempenho acima da média no quesito alfabetização, e São Bento do Sul esteve entre os premiados.
Participaram da solenidade o prefeito Magno Bollmann, a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner, e a professora da Rede Municipal de Ensino e alfabetizadora, Rosane de Moraes Coutinho Bello.
A sessão solene foi proposta pela deputada Luciane Carminatti, e tinha por objetivo prestar homenagem aos Professores do Estado em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) e também para os município que desenvolveram trabalhos com destaque na alfabetização. O reconhecimento se dá pelos trabalhos realizados com as crianças de 6 anos que ingressam no Ensino Fundamental.
Para o prefeito Magno Bolmann, receber este prêmio representa mais uma conquista para São Bento do Sul. “Trabalhamos com foco em todas as áreas, mas não podemos negar que a Educação está entre nossas prioridades. O trabalho desenvolvido pela Salete Spitzner frente a secretaria vem sendo bem executado e a prova é este reconhecimento a nível estadual”, ressaltou Magno.
Segundo Salete o município construiu, a partir de 2009, diretrizes curriculares municipais acompanhadas de assessoramentos semestrais na adoção do material do Sistema Educacional Unibrasil – SEU, onde inclusive acontecem palestras semestrais para os pais. “Além disso temos o acompanhamento, orientação e supervisão periódica feita pela equipe da secretaria de educação e o excelente trabalho dos professores alfabetizadores em sala de aula”, destaca a secretária.
Atualmente a Rede Municipal atende 723 alunos que frequentam as salas do primeiro ano escolar. A previsão é que em 2012 sejam em torno de 800. No total são 31 professores alfabetizadores. “O prêmio é uma conquista de toda a comunidade”, completa Spitzner