Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Reproduzo carta de Gil Cordeiro Dias Ferreira, publicada em “O Globo”, do Rio:
“Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei ‘Não’, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os governos federal, estaduais e municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no país e entendam de uma vez por todas que não lhes cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:
• Voto facultativo? Sim!
• Apenas dois senadores por Estado? Sim!
• Reduzir pela metade os deputados federais e estaduais e os vereadores? Sim!
• Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e não por nepotismo? Sim!
• Reduzir os trinta e sete Ministérios para doze? Sim!
• Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? Sim!
• Fidelidade partidária absoluta? Sim!
• Férias de apenas trinta dias para todos os políticos e juízes? Sim!
• Ampliação do Ficha-limpa? Sim!
• Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? Sim!
• Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? Sim!
• Fim dos suplentes de senador sem votos? Sim!
• Redução dos vinte mil funcionários do Congresso para um terço? Sim!
• Voto em lista fechada? Não!
• Financiamento público das campanhas? Não!
• Horário Eleitoral obrigatório? Não!
• Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? Sim!
Um basta na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? Sim!!”.
Minha opinião: interessante que o Evolução publicou em seu saite proposta quase que idêntica, só que necessitava que as pessoas se identificassem para votar e o resultado foi decepcionante. Temos o que merecemos e o que queremos. Enquanto alguns se expõem, outros enfiam a cabeça na terra como avestruzes e sempre ficam a espera do favor dos políticos. Até grandes empresários se omitem, pois são eles que têm medo de fiscalizações e retaliações. Por que o interesse em financiar campanhas? São os cidadãos de aluguel. Desculpem o desabafo, mas todos os políticos que estão no poder foram eleitos – e não sorteados. Basta uma conversinha de pé de orelha, um favor e o voto está conquistado. Mesmo que seja feito um referendo popular, a metade irá vender o voto e prevalecerá a vontade dos caciques. Não acredito mais e por isso já declarei que só voto para vereador e prefeito daqui para frente, dependendo da qualidade dos candidatos.
****************************************************
Se valesse o bom senso...
É preciso sonhar. Diante das afirmativas da revista “Exame” que exalta as administrações municipais nos últimos sete anos, seria de bom alvitre, sabedoria, humildade, grandeza e inteligência se esperar do PMDB e PP uma união saudável e benéfica para São Bento do Sul e sua população. Podem até me chamar de louco. Acontece que em política tudo é possível, e quando se trata de poder se assiste as mais estranhas, espúrias, verdadeiras surubas de coligações e justificativas. Agora seria nobre, justificável e até mais econômico. Por serem os partidos que realmente gastam nas campanhas, que se degladiam, trocam acusações, remexem o passado de todo mundo, somarem forças e formar uma união saudável, democrática e inteligente. Por que não uma composição com os mesmos ideais, pois não podem haver divergências quando se trata do futuro da cidade e do bem estar de sua população? Seria mais ou menos como aquela passagem dos dois burricos amarrados um ao outro querendo comer o feno. Cansaram cada de um puxar para lados opostos e resolveram caminhar na mesma direção e desfrutar do manjar. Não me venham com churumelas e outras bobagens. Seria muito mais digno, racional e proveitoso para toda a população.
****************************************************
Fé de mais, ou fé de menos
Conversando com o ex-prefeito Fernando Mallon, o mesmo disse, sobre nota que publiquei – uma possível, recomendável e inteligente aliança entre PP e PMDB, em função dos resultados da avaliação da revista “Exame” – que “isto é impossível”. Lembro ao ex-prefeito que em política nada é impossível e a memória dos políticos não guarda história. Quem não recorda que ele próprio declarou e eu publiquei quando de sua candidatura que para vencer as eleições “daria até um abraço no diabo”? Mudou a fé?
****************************************************
Chico pode
Em conversa que presenciei entre os ex-prefeitos Francisco Marques (Piên) e Fernando Mallon (São Bento), Mallon falou a respeito do não recadastramento de Francisco no PSDB, que o mesmo continua filiado e, portanto, não existe problema nenhum em sua candidatura. Já Francisco continua com a firme convicção de que está desfiliado. Na dúvida irá consultar a Justiça Eleitoral. Se prevalecer a filiação, seu domicílio eleitoral é Piên/PR.
****************************************************
Mote
A campanha eleitoral pela sucessão municipal em São Bento do Sul deverá ganhar um novo mote, principalmente entre os dois maiores partidos da cidade e que têm sido efetivamente os que mais governam. Tanto o PMDB como o PP terão um grande cabo eleitoral, quase sargento, que será a reportagem da revista – que indiretamente destaca as duas últimas administrações. Já o PT irá de carona tirar uma casquinha, pois poderá alegar que foi o ponto de equilíbrio, pois mesmo se equilibrando literalmente, participou de ambas.
****************************************************
O grito dos mudos
Com a adesão de vinte mil pessoas em Brasília e passeatas menores em dezoito cidades — entre elas Rio, Curitiba, Salvador e Recife —, a Marcha Contra a Corrupção voltou às ruas, neste feriado, com faixas e cartazes contra políticos e pedidos em favor da Ficha Limpa. Em Brasília, a Polícia Militar calculou primeiro em 13 mil e depois elevou para 20 mil pessoas a estimativa dos participantes, que percorreram a Esplanada dos Ministérios, entre o Museu da República e o Ministério do Exército. Me poupem! Na passeata pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo tinha, só em São Paulo, mais de quatro milhões de pessoas. Realmente o brasileiro ainda não sabe o que quer, se protestar ou fazer farra.
****************************************************
Detran fecha autoescolas
Pelo menos 83 Centros de Formações de Condutores (CFC) serão fechados em Santa Catarina. A medida cumpre uma decisão da Justiça que impede estes centros de funcionarem por não terem passado pelo processo de licitação. Na região: CFC Rio Negrinho de Rio Negrinho e em Campo Alegre, CFC São Bento.
****************************************************
Adolescentes x crimes
Levantamento da Secretaria de Segurança Pública revela dados alarmantes sobre o futuro dos jovens: 61% é quanto aumentou o número de homicídios cometidos por garotos de 12 a 17 anos, em dois anos; 171% é o aumento da quantidade de jovens envolvidos no tráfico de drogas ou no porte de armas; 145% é o aumento relativo às meninas envolvidas com o tráfico de drogas ou porte de armas.
****************************************************
Fim da picada
Casal paulistano que se conheceu pelo Facebook teve o primeiro filho e foi registrá-lo em Cartório. Nome: Facebookson, porque o pai se chama Cleyson. Logo teremos Orkutson, Emailson, Twiterson, Blogson, Googleson, Linkidison e outras aberrações. Imaginem se resolvem homenagear os órgãos reprodutores?