São Bento - No último sábado, dia 15, o programa “Prefeitura e Você” atendeu os moradores do bairro Cruzeiro. Secretarias, fundações e autarquias estiveram à disposição dos moradores com a estrutura montada no Ginásio de Esportes da Escola Denise Harms. A programação contou ainda com apresentações culturais e muitas brincadeiras para a criançada.
Os moradores, representados pela Associação do bairro, Conselhos Escolares, Associação de Pais e Professores, diretorias das escolas, vereadores e comunidade em geral, apresentaram sugestões ao prefeito Magno Bollmann e secretariado. “A harmonia entre a administração pública e a sociedade civil é necessária, pois só assim é possível conciliar as prioridades elencadas pelos moradores e os projetos elaborados pela Prefeitura”, disse Magno durante o encontro.
Na reunião foram apresentadas solicitações de melhorias para algumas ruas do bairro, para as unidades escolares, área de lazer e saúde, entre outros. “Algumas das reivindicações já estão sendo providenciadas através de projetos. E as demais foram anotadas e serão analisadas”, acrescentou o chefe de gabinete Cláudio Schultz.
Pavimentação
Uma das principais solicitações dos moradores diz respeito à pavimentação de algumas vias do bairro. Segundo o secretário de Obras, Márcio Dreveck, as ruas Monte Castelo e Mafra serão contempladas com o projeto do Badesc. “As obras iniciam assim que houver a aprovação dos projetos”, ressalta. Dreveck informou ainda que a rua Frida Weber, outra importante via do bairro Cruzeiro, passa por negociação para receber o programa de pavimentação comunitária. “Para isso é necessário a adesão de 100% dos moradores, conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado”, explica.
Educação
As diretoras das escolas Denise Harms, Garibaldina Fuginaga e da Creche Peter Pan também apresentaram algumas sugestões de melhorias. “Temos um cronograma para realização de obras nas unidades escolares, e dentro desse cronograma estamos dando prioridade as escolas em situação mais precária”, disse a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner. Algumas das situações apresentadas já fazem parte do plano de ação da secretaria.
Saúde
A comunidade solicitou atenção para o agendamento de consultas para crianças, em idade escolar, principalmente em se tratando de fonoaudiólogo e oftalmologista. Representando o secretário de Saúde Marcus Maluf, a diretora da pasta, Leslie Lia Hermes Tschöke revelou que atualmente os atendimentos são realizados através de um oftalmologista efetivo, contrato com clínica especializada e o consórcio Cis-Amunesc; ainda assim, a demanda é maior do que a oferta. “Porém um projeto busca recursos para a estruturação de um laboratório oftalmológico aqui em São Bento. Com isso poderemos atender mais pacientes mensalmente e assim diminuir a fila de espera”, ressalta. O prefeito destacou ainda que esse projeto deve ter prioridade e na sua próxima viagem à Brasília vai defende-lo.