São Bento - Para diminuir o tempo de espera dos pacientes que necessitam realizar biopsias de mama, a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu equipamento utilizado para o exame. Com a aquisição das pistolas, utilizadas no procedimento de coleta de material para análise, são realizadas duas biopsias semanais, sempre na segunda-feira.
Antes a secretaria utilizava cota mensal de quatro exames (mama, próstata e fígado), pagos com recursos do município através de contrato com clínica terceirizada. A Prefeitura ainda possui cota de duas biopsias específicas para mama através do consórcio Cis-Amunesc, realizados em Joinville.
Atualmente o procedimento é feito pela radiologista Adriana Lisboa, na sala de ultrassom instalada no prédio da secretaria.
Com isto, as vagas destinadas para biopsia em clínica terceirizada, ficam disponíveis para outras particularidades (próstata, figado), sem a necessidade de encaminhar pacientes para Joinville. “Nosso principal objetivo foi proporcionar um rápido atendimento aos pacientes que necessitam do exame”, ressaltou o secretário Marcus Maluf. A média de economia é de R$ 120,00 por biópsia de mama