Natã Barbosa foi o primeiro colocado em web design. Outros dois representantes do SENAI de Santa Catarina ficaram entre os cinco melhores. Todos são de Joinville.
Florianópolis - O medalhista de ouro em web design, Natã Barbosa, e a dupla que ficou na quinta posição em robótica móvel, Leandro Duarte Machado e André Luiz Peripolli, serão recepcionados às 11h30min desta terça-feira, 11, no Aeroporto de Joinville. Eles chegarão de Londres, onde compuseram a delegação que levou o Brasil à segunda posição geral no World Skills, o torneio internacional de educação profissional, encerrado no domingo. Os três estudantes serão recebidos com uma festa pelos alunos, professores e a direção do SENAI de Joinville e por familiares e amigos.
Natã Barbosa se tornou o primeiro catarinense a conquistar o ouro na competição internacional de formação profissional. Sua vitória foi na ocupação na qual nas duas edições anteriores o SENAI/SC já tinha obtido medalha de prata (em 2007) e outra de bronze (2009). "Graças ao empenho do aluno e dos orientadores, obtivemos um avanço", salienta o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda. Machado e Peripolli são os quintos melhores do mundo em robótica móvel e, por superarem os 500 pontos, ganharam a medalha de excelência.
O evento reuniu 944 competidores, de 51 países, em 41 ocupações. Os competidores foram desafiados a realizar atividades típicas de suas profissões e foram avaliados pelo conhecimento, habilidades, atitudes, capacidade de planejamento e de aproveitamento de recursos e de tempo que apresentaram. No caso de Natã, ele e seus adversários tiveram que desenvolver sites para internet, do desenho da página à programação, atendendo especificações pré-estabelecidas pela organização. Natã, por sinal, foi o único competidor na categoria a concluir a prova. André e Leandro tiveram que realizar uma programação do robô móvel.
Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que acompanhou o evento, "a conquista é resultado de um grande trabalho dos competidores e dos instrutores; o resultado ratifica o bom nível do ensino técnico ministrado pelo SENAI de Santa Catarina".
Representado pelo SENAI, o Brasil conquistou 11 medalhas no 41º World Skills, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, além de 10 medalhas de excelência. Dos 25 brasileiros, 21 receberam premiação. A delegação ficou com a segunda melhor média de pontuação por medalha, atrás apenas da Coréia do Sul.
Novo ciclo se inicia no final de outubro em SC
O ciclo da competição começa com a etapa estadual, seguida da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. Os dois primeiros da fase nacional disputam as provas de índice, nas quais o que tiver melhor desempenho e se alcançar o índice mínimo, se classifica para o World Skills. Natã, Leandro e André conquistaram a etapa estadual, realizada em 2009 em Joinville e a nacional, em 2010, no Rio de Janeiro.
Um novo ciclo se inicia no final de outubro, coma etapa estadual sendo realizada durante o SENAI Casa Aberta, em várias cidades catarinenses. "O bom desempenho em Londres será uma motivação a mais para os competidores da fase estadual", salienta o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.
As medalhas catarinenses na história do World Skills:
- Ouro em 2011, em Londres, em Web Design, com Natã Barbosa, de Joinville;
- Bronze em 2009, no Canadá, também em Web Design, com André Luiz Martins Ramos, de Tubarão;
- Prata em 2007, no Japão, em web desing, com Carla De Bona, de Criciúma;
- Bronze, em 2005, na Finlândia na ocupação de Redes de Computadores, com Paulo Alberto Violada, de Florianópolis.