Joinville - O processo eleitoral na categoria mecânica de Joinville e região já está valendo. Após o prazo determinado pelo Estatuto para inscrição de chapas para concorrer à direção do Sindicato, apenas a Chapa 1, da situação, foi inscrita para buscar o voto dos companheiros da categoria mecânica. As eleições já foram convocadas pelo Sindicato, e acontecem nos dias 20 e 21 de outubro. Com o nome “Renovando, avançando e conquistando” a Chapa 1 pretende continuar o trabalho realizado pela atual diretoria capitaneada por João Bruggmann. Os votos serão colhidos nas empresas– nos horários dos três turnos. Urnas serão levadas às empresas colhendo a votação. Somente os associados à entidade em direito a votar para a direção sindical. A categoria mecânica congrega cerca de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras em aproximadamente 500 empresas em Joinville e região. O Sindicato dos Mecânicos é uma das mais importantes entidades representativas dos trabalhadores em todo o estado de Santa Catarina, com 52 anos de atividades em defesa dos direitos da categoria.
Estrutura
O Sindicato dos Mecânicos tem sua sede central em Joinville (SC), possui uma sub-sede em São Bento do Sul para atender ao Planalto Norte, e oferece uma excelente infraestrutura de atendimento aos cerca de três mil associados e dependentes, com inúmeros convênios em todas as áreas, médicos, dentistas, advogados, centro esportivo e recreativo, colônia de férias na praia, entre outros benefícios. A Chapa 1 – Renovando, avançando e conquistando representa uma administração atuante, forte e determinada, que deixou o Sindicato em boa situação com bons resultados nas campanhas salariais, e investimentos em seu patrimônio. Desde 1999, ano em que a direção assumiu o Sindicato, houve uma revolução administrativa e de atuação junto à base dos trabalhadores. Foram recuperadas as cláusulas sociais, aumentos reais, e ainda foram enfrentadas várias crises, como da Busscar em 2003/2004 e da atual crise da empresa que está sendo enfrentada com muita disposição, e com ações na Justiça do Trabalho que já rendem início dos leiloes de bens para pagamento de salários atrasados há 18 meses. Com muita habilidade e trabalho, o Sindicato mantém os direitos de toda a categoria sendo respeitados, e com avanços em condições de trabalho, planos de carreira e remuneração, entre outras ações.Investimentos em comunicação também ampliaram o diálogo com trabalhadores e a sociedade em geral.
Renovação
Sob o comando do atual presidente João Bruggmann, a aprovação do trabalho da direção superou os 80% em pesquisa realizada recentemente. Para dar o novo salto de modernidade necessário, e também da atual direção para a próxima a ser votada nas eleições de outubro na Chapa 1, houve uma renovação de 55% nos quadros diretivos atuais. O novo presidente será Evangelista dos Santos, atual secretário Geral do Sindicato. Ele é ligado à Metalúrgica Duque, onde entrou como operador de máquinas há 21 anos. Pela primeira vez um trabalhador ligado à Duque comandará o Sindicato dos Mecânicos.
O atual presidente com mandato até março de 2012, João Bruggmann, será o secretário de Finanças da entidade, como registrado na Chapa 1. Para Bruggmann, que teve a iniciativa de deixar a Presidência para renovar e dar oportunidade aos mais novos, o Sindicato ficará ainda mais forte e sintonizado com o que a sociedade e trabalhadores esperam “Se dependesse dos companheiros eu deveria ser reconduzido, mas entendi que se deve dar lugar e renovar. Vou para a secretaria de Finanças, mas ajudando e transferindo minha experiência ao Evangelista, grande companheiro que saberá continuar a boa gestão em nossa entidade”, declara. Nessa nova direção haverá maior avanço na base, com vários diretores ligados à mais empresas da categoria, ampliando o espaço de luta e divulgação sobre os direitos dos trabalhadores. O novo mandato inicia em março de 2012.