Florianópolis - O sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, recebeu o maior símbolo de bravura catarinense, nesta quinta-feira (6). A medalha do Mérito Anita Garibaldi foi entregue pelo governador Raimundo Colombo, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. A honraria é dada aos cidadãos que se destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil. “Fernando Henrique merece este reconhecimento por uma questões de justiça. Seus oito anos de governo o consagraram na memória da nação e sua imagem cresce como referência. Como homem público e cidadão brasileiro ele deu uma grande contribuição ao país. Não só no plano real ou no modelo da ação social que ele criou, mas principalmente pelo exemplo que a figura FHC representa para todos nós”, destaca o governador.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1931, Fernando Henrique afirmou-se desde o final dos anos 60 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos na análise de temas como os processos de mudança social, desenvolvimento e dependência, e democracia. “Meus primeiros trabalhos como sociólogo se desenvolveram em Santa Catarina. É um imenso orgulho para mim, hoje, retornar a este Estado, observar o quanto ele cresceu e saber que contribuí para este desenvolvimento”, afirmou Fernando Henrique Cardoso.
O ex-presidente destacou, ainda, que as ações que realizou em prol do Brasil só foram possíveis com o envolvimento político de diversas frentes que unidas fizeram o país sair da crise. “Se foi possível fazer alguma coisa pelo Brasil, em determinado momento, não foi virtude pessoal minha. Se tive algum mérito foi de sentir que era chegada a hora de juntar todos e unificar forças para realizar mudanças que fizessem o país progredir. Quando se está em momento de crise é mais fácil abrir novos caminhos”, disse. Uma das princiapais iniciativas desenvolvidas pelo governo FHC foi o Bolsa Escola que substituiu o assistencialismo e a caridade pública no Brasil.
O mérito Anita Garibaldi, criado em 1972, agracia pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras que se destacaram no campo de suas atividades de forma notável ou relevante e que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado ou do país. “Nesta manhã, eu recebo essa homenagem generosa e que me deixa satisfeito. Ser condecorado com a Medalha Anita Garibaldi, pelo que ela simboliza, é muito gratificante para mim. Só espero que este reconhecimento feito hoje possa ser lembrado por muito tempo”, concluiu Fernando Henrique.
FHC:
Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), o agraciado com a Medalha é hoje presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, e co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia.
Em 2010, liderou a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas, organização não-governamental de abrangência internacional. Fernando Henrique também é presidente da Comissão Independente sobre Aids e o Direito e membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva.