“São Bento do Sul é a terceira cidade brasileira com o melhor índice de responsabilidade fiscal, social e de gestão dos últimos sete anos. Não é por acaso que a cidade catarinense de 75 mil habitantes, conhecida como um pólo moveleiro, aparece entre as primeiras colocações no estudo da Confederação Nacional dos Municípios, atrás da paulista Cerquilho e da gaúcha Tupandi.”
O parágrafo acima é a introdução de uma das reportagens da Revista Exame, da Editora Abril, que circulou nesta semana e dá destaque a São Bento do Sul e ao Norte/Nordeste Catarinense. “São Bento do Sul está localizada no norte-nordeste de Santa Catarina, uma das regiões urbanas mais pujantes do Brasil, com 20 municípios cujo epicentro econômico é Joinville. Na última década, ali foram gerados 160 mil novos empregos formais, ampliando o número de trabalhadores com carteira assinada para 381 mil, numa população de 1,2 milhão de pessoas”, prossegue a matéria.
O destaque São Bento do Sul com o terceiro melhor Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFSG) é elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios, e é composto em três subíndices – fiscal, gestão e social, cada um deles medindo a desempenho na área por meio de distintos indicadores. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal, enquanto os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura.
Para o prefeito Magno Bollmann, a referência na revista Exame comprova a credibilidade do trabalho que vem realizando frente à Prefeitura são-bentense. “Temos trabalhos de forma a honrarmos nossos compromissos. E a terceira colocação, entre mais de cinco mil municípios, comprova que estamos no caminho certo”.
Destaque também no emprego
O trabalho da Administração Municipal não rendeu apenas destaques na área fiscal, social e de gestão. Prova disso é o prêmio que o prefeito Magno Bollmann recebe no próximo dia 13 de outubro, em Curitiba, durante o II Encontro Nacional de Empregabilidade. Durante o evento, promovido Centro Brasileiro de Informações e Marketing Empresarial – Cebraime, e com o apoio da Petrobras-Repar, SENAI/PR, SENAC/PR, Secretaria do Trabalho e Emprego do Paraná, Ministério do Trabalho, Ministério do Esporte e Ministério do Turismo, Magno receberá o prêmio “Prefeito Amigo do Emprego 2011”.
A premiação deve-se ao destaque na geração de emprego e renda de São Bento do Sul, que somente de janeiro a julho deste ano, conforme dados do Ministério do Trabalho, registrou saldo de 7.928 admissões com carteira assinada, dos quais 809 são novos empregos.
Para Magno Bollmann, é uma satisfação ver o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Administração Municipal. “Temos trabalhado deste o início de nossa gestão na busca de novas empresas e na diversificação da nossa economia. O resultado está nos números positivos de geração de emprego, sem contar que atingimos em 2010 o maior nível de empregos da história de São Bento do Sul, com 26.696 postos de trabalho”, declarou Magno.