São Bento - Após 3 meses, as 38 participantes do curso de costura promovido pelo Planseq – Plano Setorial de Qualificação, com apoio da Prefeitura de São Bento do Sul, receberam seus certificados na quarta-feira à noite, dia 05. O evento, realizado na ASP, contou com a presença de convidados e autoridades, entre elas, o prefeito Magno Bollmann.
A expectativa da noite era pelo desfile das formandas, que apresentaram aos presentes no evento suas próprias criações. Em seu discurso, o prefeito Magno Bollmann cumprimentou às participantes, destacando a criatividade vista em cada roupa. “Hoje estou muito feliz e impressionado, pois acompanho vários eventos e o de hoje mostrou a competência de cada uma de vocês, parabéns”, destacou o prefeito.
Magno falou ainda da diversificação pela qual São Bento do Sul passa, onde qualificar a mão de obra para atender a demanda é uma das preocupações da Administração. “Faz parte do nosso projeto preparar as pessoas para que conquistem um espaço no mercado de trabalho, e os resultados estão ai, com mais de 27 mil empregos com carteira assinada. Estamos trabalhando para abrir mais cursos de qualificação e na busca pela instalação de novas empresas no município. Contem sempre com a gente”, finalizou.
Para a coordenadora dos Planseq, Silvane Andres, o curso foi uma oportunidade dada às participantes, onde as mesmas aceitaram o desafio. “Este foi mais um passo na vida profissional de vocês, não desistam, sigam em frente e em busca do sucesso”, disse, completando: “Só tenho a agradecer a todas as pessoas envolvidas, principalmente à Prefeitura pela parceria e apoio”.
Depois da entrega dos certificados, as formandas e demais convidados foram recepcionados com um coquetel.
O curso
Gratuito, o curso, composto por 160 horas de aulas práticas e 40 horas de formação humana, foi realizado no Instituto Costura Perfeita.
Nova oportunidade
Edna de Fátima Camargo Gadonski não escondia a felicidade na noite de quarta-feira. Além de receber o certificado de conclusão do curso, ela conseguiu, antes mesmo de terminar o curso, a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. “Faz um mês que estou trabalhando numa fábrica. Adoro o que faço e uma oportunidade como essa não poderia deixar passar. Quando um curso de qualificação como esse aparece, tem que saber aproveitar”, contou.
Cirlene da Silva Bueno está desempregada, mas, com o certificado em mãos, já sonha alto. “Semana que vem mesmo começo a procurar um trabalho. Como pretendo fazer uma faculdade de moda, esse curso foi o primeiro passo. Já me sinto pronta, preparada para conquistar o meu lugar no mercado”, disse.