Empresa blumenauense comemora 15 anos e acompanha o ritmo do mercado mundial, aproveitando as oportunidades, com determinação e foco no futuro
Blumenau - Neste sábado, 8 de outubro, a equipe da Hildes & Caio Assessoria e Comércio Internacional, de Blumenau, dá uma pausa nos negócios para comemorar o 15º aniversário da empresa. Ao longo da história, acumulou mais de 12 mil processos de exportação, com US$ 24 milhões de dólares em mercadorias. Em importações foram 5 mil processos, o que representa US$ 70 milhões vindos do exterior. Hoje a empresa presta serviços de assessoria em exportação/importação e também desenvolve processos para regimes aduaneiros especiais.
A história começou em 1996, quando o empresário Renato Hildebrandt optou pela demissão voluntária da empresa onde trabalhava, para abrir um escritório e suprir a demanda por assessoria documental em comércio internacional de clientes da região (Dudalina, Adler, Raitex e Styllu’s), aos quais ele já atendia na companhia onde era empregado.
Na época a indústria têxtil passava por dificuldades para exportar e, como manter um departamento para este fim era dispendioso, muitas empresas optaram por contratar o serviço da Hildes Assessoria Internacional Ltda (nome originalmente definido). Como Renato Hildebrandt tinha experiência também em importações, começou a fazer processos para compra de equipamentos para estes clientes.
Em 1999, já com 35 clientes e volume de negócios em alta, o empresário sentiu a necessidade de ampliar a estrutura da empresa. Optou por se associar a outro expert, Oscar Pereira (Caio), que tinha 25 anos de experiência na área e estava se desligando da Sulfabril, então em processo de falência. A parceria resultou no nome atual da empresa: Hildes & Caio Assessoria e Comércio Internacional Ltda.
A partir do ano 2000, quando o mercado exportador voltou a ganhar força, a filha e a esposa de Oscar (Sheyla e Vera) e o irmão de Renato (Cácio) passaram a fazer parte da empresa. Em 2005 a Hildes & Caio já contava com 10 colaboradores e mais de 200 clientes. Em 2007, o benefício estadual do Programa Pró-Emprego favoreceu Santa Catarina como porta de entrada de importações e, mais uma vez, a empresa se adaptou para atender a novos clientes atraídos por essas vantagens, em segmentos diversos. Na época as demandas de dois clientes – Dudalina e Karsten – levaram à ampliação do quadro colaborativo. Hoje a empresa conta com 21 funcionários.
A partir de 2008 a Hildes & Caio reestruturou a sede administrativa, no bairro Itoupava Seca, e deu mais ênfase à qualidade de vida dos colaboradores. Análise ergométrica dos postos de trabalho, plano de saúde, ginástica laboral, quick massage e outras atividades foram incluídas na rotina das pessoas. Em 2009 surge o Projeto Sou Social, que vem se consolidando com ações internas e externas, desenvolvidas na região de Blumenau, muitas delas com o apoio de clientes da Hildes & Caio.