São Bento - A reforma do telhado do Centro Cultural Dr. Genésio Tureck já está sendo considerada uma das maiores obras realizadas no centro da cidade, isso devido a complexidade e dimensão da operação que vem sendo realizada para execução do projeto da Prefeitura de São Bento do Sul.
Desde sábado a equipe contratada pela construtora 3D Construções Ltda vem trabalhando na retirada das tesouras antigas em madeira. Segundo Jaime Antonio Dionizio, a operação para retirada das tesouras foi muito mais trabalhosa do que o planejado, e somente ao final da tarde desta segunda-feira é que esta etapa foi totalmente concluída.
Enquanto uma equipe desmontava o restante das tesouras no interior do prédio, na rua do Calçadão, que está interditada, outra equipe trabalha com as soldas na montagem das tesouras de aço. “A intensão é que até quinta-feira nós tenhamos concluído a colocação das novas tesouras no prédio, se não chover”, disse Jaime.
Pelas dimensões das tesouras, e pela mão de obra que se necessita para a colocação de cada uma, a previsão é de que no máximo três tesouras sejam instaladas por dia. Na terça-feira pela manhã a equipe já iniciará com a instalação de sapatas de aço na estrutura do telhado do Centro Cultural. Estas sapatas serão instaladas para melhor distribuir o peso das tesouras em estrutura metálica sobre as paredes de tijolos maciços do antigo prédio do Cine Brasil.
Dimensões
O trabalho todo abrange grandes dimensões no que se refere à estrutura da operação. Técnicos da Celesc, da operadora de telefonia OI, agentes de trânsito, profissionais da construtora e equipe de engenharia dividem o espaço para que o grande guindaste de 50 metros de altura, que já virou atração no centro, possa trabalhar. Inicialmente na retirada das tesouras de madeira, no manejo dos profissionais por cima do prédio, e a partir de terça, na colocação das estruturas metálicas.