Florianópolis - O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, assinam, na segunda-feira (3/10), convênios com 31 municípios catarinenses para instalação do sistema de videomonitoramento urbano. O projeto tem um investimento de R$ 5,7 milhões, recursos das secretarias de Estado da Segurança Pública e Turismo, Cultura e Esporte. O programa prevê a instalação de 354 pontos de monitoramento em Santa Catarina. A assinatura dos convênios ocorrerá no Teatro Pedro Ivo Campos, a partir das 14h30, com a presença de autoridades estaduais, prefeitos e convidados.
Com a assinatura dos convênios, a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que instalarão os equipamentos e farão sua manutenção. As câmeras começam a ser instaladas a partir de dezembro e a previsão é de que estejam em funcionamento até o final do verão.
As 31 cidades que receberão os equipamentos se somam a outras 18 que já contam com sistema de videomonitoramento urbano. Hoje, o Estado possui 550 câmeras em funcionamento e a meta da SSP é de que, até o final do ano, Santa Catarina contabilize mais de 1,2 mil pontos de monitoramento.
Para o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o sistema funciona como mais um forte aliado da polícia na prevenção e combate ao crime. As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem câmeras para vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, notadamente aqueles praticados contra o patrimônio, explica o titular da SSP. Grubba também destaca as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma o titular da SSP.
Outro ponto positivo trata da adaptação dos sistemas de câmeras às chamadas “tecnologias de inteligência artificial”. É o acontecerá em Florianópolis, até o final deste ano, com a instalação pioneira de câmeras inteligentes nas cabeceiras das pontes, com aplicações diferenciadas e que vão permitir o reconhecimento de placas de veículos e a leitura biométrica facial, gerando alarmes automáticos para banco de dados de veículos (furtados, roubados, procurados) e/ou pessoas (foragidos, com mandado de prisão, procuradas, com antecedentes criminais).
Grubba também aposta na parceria com a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do projeto Força Tur, lançado no mês de agosto último. O Força Tur consiste na aquisição de equipamentos e sistemas de informação, no valor global de R$ 7,5 milhões que contempla, ainda, a aquisição de mais cem câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos de Florianópolis e de outros sete municípios turísticos. É a primeira fez que o Estado, através das áreas da Segurança Pública e Turismo, investe num programa que permitirá trabalhar a prevenção e melhorar os índices de resolução de crimes.
De acordo com o tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, a instalação dos pontos de monitoramento são definidos por meio de observação da estatística criminal. “As câmeras funcionam como ferramenta de apoio ao policiamento e potencializam as atividades de vigilância nas cidades”, explica o oficial.
Florianópolis, São José, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Criciúma, Imbituba, Tubarão, Lages, São Joaquim, Chapecó, Concórdia e Itá são cidades que contam com o sistema ou estão em fase final de instalação.
CIDADES
Nº DE CÂMERAS
Antônio Carlos - 6; Apiúna - 6; Bombinhas - 15; Braço do Norte - 10; Canoinhas -6; Capivari de Baixo -10; Florianópolis - 65; Forquilinha -7; Gaspar -14; Guabiruba -6, Guaramirim - 10; Herval do Oeste - 7; Içara -11; Indaial -10; Itapema -15; Joaçaba -13; Lages -10; Laguna -10; Massaranduba
-5; Navegantes -6; Palhoça -10; Penha -10; Piçarras -10; Porto Belo -10; Presidente Getúlio -6; Santo Amaro da Imperatriz -9; São Bento do Sul -10; São Ludgero -5; Schroeder - 5; Sombrio -6; Timbó - 10; Urussanga -10; Xanxerê -11
Total
354