Falta quase um ano para as eleições e, na primeira pesquisa do Ibope, encomendada pelo Grupos, para a sucessão na prefeitura de Florianópolis, a ex-prefeita, Angela Amin (PP), lidera as intenções de votos do eleitorado da cidade. Angela é a mais citada na pesquisa espontânea, com 13% das indicações de voto, e a mais bem colocada em todos os cenários que disputa, com variações entre 32% e 38%. A pepista tem também o maior índice de rejeição, com 29%.
Em segundo lugar nas intenções de voto fica o deputado estadual e secretário de Estado de Turismo, Cesar Souza Júnior (PSD). Ele tem 19% em todos os cenários que disputa. Cesar Júnior foi candidato a prefeito da Capital em 2008, ficando em terceiro lugar. Na pesquisa, tem 15% de rejeição.
A terceira melhor colocada, com intenções que variam de 10% a 13%, é a deputada estadual Angela Albino (PC do B), que também disputou a prefeitura da Capital em 2008.
Naquele ano, Angela ficou em quarto lugar. Na pesquisa, no cenário sem a presença de Angela Amin e Cesar Júnior, a pré-candidata do PC do B fica em primeiro. Entre os três mais bem colocados, Angela Albino tem o menor índice de rejeição — 6%.
O deputado federal Gean Loureiro (PMDB), que tem o apoio do prefeito Dário Berger (PMDB), surge com índices entre 6% e 8%, a depender das combinações com outros nomes.
O vice-prefeito da Capital, João Batista Nunes, que recentemente se filou ao PSDB, aparece com intenções entre 3% e 5%. Outros nomes não atingiram mais que 4%.
A pesquisa testou sete cenários considerando possíveis nomes para a sucessão da prefeitura de Florianópolis. Foram entrevistas 602 pessoas, entre os dias 23 e 26 de setembro.
Na avaliação da atual administração feita pelos eleitores, Dário ficou com média de nota 5. A gestão do peemedebista foi considerada regular por 42% dos pesquisados, negativa por 31% e positiva por 26%. Perguntados se confiavam ou não no prefeito, 61% responderam que não, 33% que sim, 5% não souberam e 1% não responderam.
A um ano das eleições municipais, ainda não há definição oficial de candidatos. Qualquer pessoa que queira se candidatar precisa se filiar a um partido até o dia 7 deste mês para a disputa eleitoral.