São Bento - As crianças que estudam no CEIM Castelo Encantado, no Colonial, contam agora com um local onde poderão ouvir histórias e brincar em contato com a natureza. Com a presença de alunos, pais, professores e direção, na segunda-feira à tarde, dia 26, foi inaugurado o Bosque da Leitura. O prefeito Magno Bollmann e a secretária de Educação, Salete Spitzner, também estiveram presentes.
Cercado de árvores e folhagens, o Bosque da Leitura integra o Projeto Econsciência com o Projeto de Leitura Viva o Verde, realizado pelo maternal II B, e vai atender 167 crianças do berçário à pré-escola. Em seu discurso, a diretora Eliane Miedzvieski destacou a importância do Bosque da Leitura, principalmente para os alunos. “Agradeço a todos que contribuíram para tornar esse lugar uma realidade, pois aqui as crianças, desde pequenas, aprenderão a ter uma relação de cuidado e respeito com o meio ambiente, desenvolvendo diversas atividades práticas e experiências pessoais”, disse.
Após uma apresentação com as crianças do Maternal II-D, o prefeito e a secretária de Educação foram convidados a plantar uma árvore como forma de marcar as suas presenças na inauguração do Bosque. Magno ressaltou a contribuição do local para as crianças e parabenizou a todos os envolvidos na concretização do projeto. “É uma alegria muito grande fazer parte de uma conquista como essa, pois vocês terão a oportunidade de trabalhar as suas atividades aqui, e também serão responsáveis pelo cuidado do local, onde aprenderão a importância da natureza para a sobrevivência”, destacou.
Para a secretária de Educação, as crianças demonstram um grande interesse pelo meio ambiente, e a inauguração do Bosque da Leitura contribui muito para o processo de aprendizagem da mesma. “É na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis, e com esse lugar vocês, educadores, vão poder utilizar e desenvolver com as crianças os diversos meios educativos”, disse.
No encerramento do evento foi realizada uma contação de história às crianças e todos os presentes foram convidados para um chá, feito com ervas medicinais cultivadas na escola e que também é tema do Projeto Econsciência.