Florianópolis - A competitividade da indústria catarinense será o tema central da primeira reunião de diretoria do Sistema FIESC, nesta sexta-feira, dia 23, às 9 horas. Serão três atividades relacionadas ao tema: assinatura do pacto pela competitividade entre o governo do Estado e as federações empresariais, o lançamento do Programa SENAI Mais Competitividade e palestra do articulista David Kupfer, sobre o impacto do Plano Brasil Maior para as indústrias.
Pacto: O Conselho das Federações Empresariais (COFEM) e o governador Raimundo Colombo assinarão o Pacto pela Competitividade, para alinhar ações com vistas à melhoria da competitividade da economia catarinense, priorizando iniciativas e investimentos em educação e inovação.
SENAI Mais Competitividade: Lançamento do Programa SENAI Mais Competitividade, que visa à melhoria do desempenho da indústria. As metas contemplam a duplicação do número de matrículas em educação profissional e dos serviços de consultoria e metrologia, incluindo a pesquisa aplicada. O SENAI também pretende implantar Centros de Referência e Alta Performance e induzir o desenvolvimento tecnológico industrial.
Plano Brasil Maior: o professor do Instituto de Economia da UFRJ, David Kupfer, vai ministrar palestra sobre os desdobramentos práticos do plano Brasil Maior, anunciado recentemente pelo governo federal. Kupfer é articulista do jornal Valor Econômico e atua nos temas competitividade, política industrial, indústria brasileira, estratégias empresariais e padrões de desenvolvimento econômico.