Brasília/DF - O deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), acompanhado de produtores de batata, esteve reunido nessa terça-feira – 20 de setembro – com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, para tratar das dificuldades enfrentadas pelo setor na hora de importar batata-semente e buscar o apoio do Ministério para a produção nacional.
Representantes da Associação Brasileira de Batata (ABBA) participaram em peso da audiência. A principal reivindicação dos produtores é que seja revogado o Ofício número 99, editado pelo MAPA, o qual muda as regras para a importação de matrizes de batatas-sementes, o que além de encarecer o produto, desestimula o mercado interno e inviabiliza a produção nacional. “Nosso pedido é que o Ministério reveja suas decisões, pois os maiores interessados na qualidade do material são os produtores”, disse Mauro Mariani.
Até então, para a importação de batata-semente eram efetuados 21 testes laboratoriais que identificam vírus, fungos e bactérias prejudiciais para a qualidade do produto. Com esta instrução normativa, para o ingresso no Brasil, passa-se a exigir mais 28 outros testes laboratoriais.
Segundo os produtores, a medida dificulta a importação do material, além de ser uma exigência “preconceituosa”, já que a quantidade importada é “insignificante no peso da balança comercial brasileira”. O Brasil importa anualmente 3,7 mil toneladas de batata-semente, enquanto que sua produção é superior a 3 milhões de toneladas de batata.
Especialistas defendem que faltam pesquisadores brasileiros para o cultivo de batata que atendam a demanda de consumo no Brasil, país de clima tropical e subtropical, ou seja, desfavoráveis para a produção. Justificando, assim, a importância de se importar batatas-sementes que, posteriormente, são multiplicadas. Todo material importado vem acompanhado do Certificado Fitossanitário de Origem e Declarações Adicionais que garantem que as sementes estão livres de pragas quarentenárias.
O ministro Mendes Ribeiro recebeu as reivindicações e confirmou que nos próximos dias vai se reunir com sua equipe de técnicos para estudar soluções e afirmou que fará “o possível” para atender o setor.
Santa Catarina
Santa Catarina tem tradição na produção de batata-semente, devido ao seu clima, com destaque para o planalto norte do estado. Porém, a maioria da batata-semente produzida, assim como nos demais lugares, é obtida a partir de material importado de países como a Holanda, Alemanha, Suécia, Canadá, Argentina e Chile.