São Bento - Desde 2009, a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Educação, realiza palestras educativas com professores, alunos, pais e comunidade, principalmente para os beneficiados pelo vale transporte escolar, sobre a necessidade de medidas preventivas e mudança de comportamento nas entradas e saídas de alunos das unidades educacionais.
Assuntos como cidadania – direitos e deveres, cuidados com o que é público e cuidados necessários no deslocamento casa/escola/escola/casa são apresentados e discutidos com os participantes. Também é repassado aos alunos da rede municipal de ensino sobre os procedimentos que estão no Regimento Escolar e que, se necessários, serão aplicados.
Além dos alunos, estão programadas palestras com as famílias, onde a próxima aos pais será realizada na quinta-feira, dia 29, às 19 horas, na EBM Denise Christiane Harms. A reunião será por polos e engloba as escolas Adélia Lutz, Denise Harms, Garibaldina Fuginaga, Hercílio Malinowsky, Sophia Schwedler, Sonho Meu e Celso Ramos Filhos. Já para os alunos o encontro acontece no dia 05 de outubro, em duas escolas. Às 8h30 e às 14 horas será na EBM Henrique Schwarz, e às 10 horas e 15h30 na EBM Emílio Engel. O calendário das palestras se estende até o dia 3 de novembro de 2011.
Aos pais são apresentados a legislação que garante o direito ao benefício do vale transporte escolar, Termo de Responsabilidade e promove-se uma reflexão sobre os valores da moral, ética e cidadania, para que desde os primeiros anos de vida as crianças compreendam a importância destes.
Transporte Escolar
Diariamente, 1718 alunos; sendo 503 do convênio com a rede Estadual de ensino, e 1215 da rede municipal recebem o benefício do vale transporte, sendo investidos anualmente R$1.023.681,00.
A cada final de ano letivo, as unidades escolares enviam à secretaria de Educação os cadastros dos estudantes que solicitam o benefício para o próximo ano letivo. Os cadastros são analisados seguindo os critérios estabelecidos na Resolução nº031/2009 e posteriormente deferidos ou não. Em seguida, os vales transporte são encaminhados à unidade escolar e esta efetua diariamente a entrega aos estudantes. Além da aprovação ou não de cadastros no final/início de novo ano letivo, durante todo o período escolar em curso, a secretaria de Educação continua recebendo cadastros e realizando o trabalho de deferimento ou indeferimento e encaminhando o benefício às unidades escolares da rede municipal.
Já na rede estadual os cadastros são enviados no final de cada ano pela própria escola, que organiza a lista de espera para novos estudantes, ou seja, se ocorre a transferência ou desistência de estudantes a unidade efetua a troca, comunicando à secretaria apenas o nome dos alunos. A rede estadual também efetua mensalmente a prestação de contas e a retirada do benefício.
Critérios para ter direito ao vale transporte
Residência em área rural;
Residência em área urbana, com distância de 3 km ou mais;
Distância residência/escola, de 3 Km ou mais;
Renda per capita;
Respeitar o zoneamento de matrícula;
Alunos que residem em área rural, em endereços que não oferecem linha coletiva de ônibus, à uma distância miníma de 1,5 Km.