Trabalhadores da Tupy, de Joinville, participam do projeto "Pedala Indústria", desenvolvido pelo SESI
Florianópolis - O Dia Mundial Sem Carro, que ocorre na próxima quinta-feira (22), promove a conscientização dos cidadãos para os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado. Para participar da mobilização, a bicicleta pode ser uma alternativa de meio de transporte que promove a sustentabilidade. E essa será a opção de muitos colaboradores da Tupy, além daqueles que habitualmente usam esse veículo para se deslocar até o trabalho.
A Tupy é uma empresa que incentiva o uso de formas alternativas de transporte. Prova disso é a implantação do projeto "Pedala Indústria", desenvolvido pelo SESI, e que auxilia as indústrias a contribuírem com a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e para a sustentabilidade do planeta. Além de incentivar o uso da bicicleta, uma alternativa de transporte saudável, seguro e sustentável, o projeto tem como foco a mudança de comportamento relacionada ao deslocamento ativo.
Em Joinville, a empresa é considerada uma das que possui maior número de funcionários ciclistas. Participam das atividades do "Pedala Indústria" 920 trabalhadores, metade usuário de bicicleta e metade de outros meios de transporte. Destes, 460 funcionários participam de encontros semanais, de meia hora cada.
Desde o começo do ano, esses trabalhadores participam de ações informativas e educativas sobre o uso da bicicleta de forma segura, palestras sobre os benefícios do uso da bicicleta para a saúde e meio ambiente e atividades práticas como circuito ativo, jogos cooperativos e teatro. No Dia Mundial Sem Carro (22), eles participarão de um jogo de tabuleiro proposto pelo projeto do SESI, que visa a consolidar os conhecimentos adquiridos sobre segurança e legislação para o uso da bicicleta. Além disso, estão sendo estimulados por uma campanha interna, feita pela Tupy, que visa a incentivar a todos para não usarem o carro nessa data.
Um levantamento, realizado pelo SESI com base na região de atuação da entidade, mostra que em Joinville, por exemplo, 12,8% dos trabalhadores utilizam bicicletas para trabalhar, na Grande Florianópolis são 19,7%, em Jaraguá do Sul 24,4%, em Blumenau 7,5%, em Lages 12,3%, no Meio Oeste 3,9%, no Oeste 4%, no Planalto Norte 10,5% e no Sul do estado 15,2%.